Curso de Formação do SINPROESEMMA mobiliza trabalhadores para desafios de 2019



Professor Cristiano Capovilla ministra aula sobre conjuntura política

O Sinproesemma promoveu nos dias 18 e 19 de janeiro em São Luís, no Praia Mar Hotel, o curso de formação sindical com o tema: Formação como instrumento de luta e resistência.

A formação teve como público alvo a diretoria geral da entidade sindical e propôs o debate e a discussão de temas relevantes para o sindicalismo como a atual conjuntura política internacional, nacional e estadual que vivem os trabalhadores e trabalhadoras, as Reformas Trabalhista e Previdenciária e Direito de Greve; a História, Papel dos Sindicatos e Concepções Sindicais; além do Plano de Cargo, Careira e Remuneração e construção da pré-pauta da Campanha Salarial 2019.

“Através da formação vamos criando consciência do importante papel do sindicato na vida dos trabalhadores, trazendo os elementos para discussão dos desafios que teremos diante das políticas antidemocráticas e de retirada de direitos dos trabalhadores desse momento que vivemos no Brasil”, disse a secretária de formação sindical, professora Benedita Costa.

Para o palestrante e professor universitário, Cristiano Capovilla, “a formação é importantíssima, pois vivemos em uma conjuntura muito difícil, onde o governo federal aponta para a retirada de direitos dos trabalhadores e, com a formação, o Sinproesemma dota suas lideranças de estratégias e táticas de lutas frente a essa nova realidade”, disse o palestrante.

Participaram da formação os diretores que são coordenadores de núcleos e regionais do Sinproesemma que agora vão agir como multiplicadores das informações. “a partir de agora vamos nos organizar nas nossas regionais, para estender os conteúdos que tivemos nesses dois dias de curso para os coordenadores dos demais núcleos e para a nossa base”, disse o professor Wilas de Moraes, coordenador da regional de Imperatriz.

“Estamos conscientes das batalhas que iremos enfrentar e entender a atual conjuntura, os desafios e projetar estratégias para esse enfrentamento é essencial para termos sucesso nas lutas. E o curso de formação é uma importante ferramenta que vai municiar os nossos dirigentes sindicais para os embates, construindo uma plataforma política de resistência e em busca de novas conquistas para a classe trabalhadora”, afirmou o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira.

Campanha Salarial 2019

Durante o encontro foi discutido o Plano de Cargo, Careira e Remuneração dos Servidores da Educação do Maranhão e ainda construída a pré-pauta da Campanha Salarial 2019 que será discutida e trabalhada com a base em assembleias regionais.

“A partir de agora, vamos realizar assembleias com a nossa base para finalizar o processo de construção da pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2019 para apresentar ao Governo do Estado, de forma que teremos uma pauta ampla e que contemple todos os trabalhadores da educação do Estado do Maranhão”, destacou Oliveira.

Comentários