Título de Cidadão de São Luís: de presidente para presidente.




A Câmara Municipal de São Luís concedeu, no sábado (07), o título de cidadão ludovicense ao deputado federal eleito e presidente do Diretório Municipal do PSB de São Luís, Bira do Pindaré. Realizada no plenário Simão Estácio da Silveira, a outorga do título foi proposta pelo vereador Honorato Fernandes, presidente do Diretório Municipal do PT de São Luís.

Compondo a mesa da solenidade estavam: o autor da proposição, vereador Honorato Fernandes, quem presidiu a sessão solene; o homenageado, deputado federal eleito Bira do Pindadré, acompanhado de sua esposa, Jacileidi Sousa; representando o governador Flávio Dino, o secretário de estado da Ciência Tecnologia e Inovação, Davi Telles; o secretário municipal extraordinário de relações parlamentares, Ivaldo Rodrigues, quem representou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior na solenidade; o senador eleito Weverton Rocha (PDT); o secretário de estado de meio ambiente e recursos naturais, Marcelo Coelho e o presidente do Sindsep-MA, Raimundo Pereira.


Como o nome já sugere, Bira é natural do município de Pindaré-Mirim. O deputado, que também é advogado, bancário e professor, iniciou sua trajetória política na pastoral da juventude da Igreja Católica, foi dirigente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMA. Como servidor da Caixa Econômica Federal, Bira integrou o movimento de oposição bancária, foi dirigente sindical e presidente de um dos mais importantes sindicatos do Maranhão, o Sindicato dos Bancários. Na época do Governo Lula, foi também Delegado Geral do Trabalho. Em 2006, foi candidato a Senador, mas não obteve sucesso, embora tenha obtido a marca emblemática de mais de meio milhão de votos. Já em 2010, foi eleito deputado estadual com mais de 23 mil votos. Em 2014 foi reeleito e, agora, em 2018, foi eleito deputado federal.

Durante o seu discurso, bastante emocionado, Bira agradeceu o propositor da homenagem, o vereador Honorato Fernandes pela iniciativa, lembrando momentos de sua trajetória política e de militância compartilhados ao lado do vereador e pontuou o caráter simbólico do ato de entrega da honraria.

“Fico muito feliz de poder receber de suas mãos o título de Cidadão de São Luís, por conta da história que eu tenho com você, com sua família, com sua mãe, a professora e militante Ieda Batista, pela nossa luta no PT, pelas nossas lutas nas campanhas eleitorais e pelo simbolismo que representa o fato desta honraria estar sendo entregue pelo presidente municipal do PT ao presidente municipal do PSB”, destacou o homenageado, que seguiu o discurso relatando sua trajetória de vida.

O vereador Honorato Fernandes por sua vez declarou-se, particularmente, orgulhoso por ter sido o autor da iniciativa, ressaltando o nome do homenageado como referência do campo político. “Tenho muito orgulho de estar aqui, hoje, concedendo, em nome da Câmara, este título a você, Bira. Primeiro, porque você tem sido umas das boas referências no ambiente político. Por isso, é um orgulho para todos nós termos nomes como o seu, da sua estatura, com o seu compromisso, que muito nos honra, honra esta Casa, honra o povo de São Luís e o povo do estado do Maranhão”, disse o autor da proposta de outorga do título.

Representando o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, o secretário municipal extraordinário de relações parlamentares, Ivaldo Rodrigues, disse se sentir grato pela oportunidade de estar representando o prefeito na solenidade de homenagem ao deputado eleito, cuja trajetória corresponde a representatividade da honraria, segundo o secretário.

A representatividade do homenageado junto aos movimentos sociais e comunidades tradicionais foi destacada pelo secretário de estado da Ciência Tecnologia e Inovação, Davi Telles.

“O povo de São Luís não está aqui hoje por acaso. Estão aqui os representantes das comunidades tradicionais e representantes de movimentos sociais dos mais diversos segmentos. Grupos que você ao longo de sua trajetória de vida defendeu, sempre como uma voz eloquente e corajosa. Um povo simples que você tão bem representa com a sua humildade e coragem”, disse o secretário, que seguiu elogiando ainda o desempenho de Bira quando esteve à frente da secretaria de Ciência e Tecnologia.

O senador eleito Weverton Rocha falou da luta de Bira em.prol dos trabalhadores e falou que tem certeza de que está luta continuará agora no Congresso Nacional.

Encerrada a cerimônia de entrega do título, os integrantes da mesa, bem como os participantes do plenário que acompanhavam a solenidade fizeram questão de saudar o novo cidadão ludovicense

Comentários