Senadora Eliziane Gama prestigia entrega de obras do Complexo Deodoro e Rua Grande pela Prefeitura de São Luis



A senadora Eliziane Gama acompanhou na tarde deste sábado a entrega pela Prefeitura de São Luis e Iphan, da primeira etapa das obras de requalificação da Rua Grande e Complexo Deodoro, que já está 100% concluída. Participaram da solenidade de entrega os ministros Sérgio Sá Leitão (cultura) e Carlos Marun (Secretaria de Governo); a presidente do Iphan, Kátia Bogéa; o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary; o governador Flávio Dino e o vice governador Carlos Brandão; o prefeito Edivaldo Holanda Junior; o diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida; o senador Weverton, Osmar Filho, entre outras autoridades e parlamentares.

"Um presente para cidade, quem não tem uma história para contar vivenciada aqui na Praça Deodoro?! Seja das lutas estudantis ou das demais lutas sociais, todos nós temos uma história de vida com essa parte importante da nossa cidade e hoje é uma grande alegria, participar desse momento histórico para a população de São Luis, que recebe esse espaço totalmente revitalizado e lindo!", destacou a senadora.

Perguntei sobre o seu nome aparecer nas pesquisas para sucessão do prefeito Edivaldo nas eleições para a prefeitura de São Luis em 2020, a senadora disse que esse é um debate ainda longe e partidário.

"Hoje o meu foco é defender o Maranhão e ajudar no que for preciso para a construção de um país melhor com destaque para o nosso estado, esse é um debate que deixo para o PPS é um debate partidário", disse Eliziane.

Além das praças Deodoro e do Panteon, o Complexo Deodoro contempla ainda as alamedas Gomes de Castro e Silva Maia. As praças e alamedas estão agora mais integradas, como se formassem uma grande e única praça, com espaços acessíveis e sem obstáculos, favorecendo a acessibilidade. A obra incluiu também um novo paisagismo, iluminação pública, mobiliário urbano e pavimentação, além da abertura de pequenas praças rebaixadas, que funcionam como recantos para a permanência.

Outro grande destaque na nova configuração do Complexo Deodoro foi o retorno dos bustos de grandes personalidades das artes e letras do Maranhão à Praça Panteon. Por 11 anos, eles haviam sido armazenados no Museu Histórico e Artístico do Maranhão e agora foram higienizados e restaurados para retomar seu local de destaque, em frente à Biblioteca Benedito Leite.



Na Praça do Panteon os serviços contemplaram a colocação de nova pavimentação em concreto lapidado, renovando todo o piso; colocação de granito na área central e de grama nas áreas de canteiro, instalação de caramanchões para proporcionar beleza e sombreamento aos ambientes, novo mobiliário urbano, entre outros elementos urbanísticos e arquitetônicos como três conjuntos de caramanchões. O espaço ganhou ainda novo mobiliário urbano, com bancos e lixeira; e nova configuração da iluminação pública, com a utilização de luminárias mais eficientes.



Na Praça Deodoro, o piso antigo foi retirado para colocação de nova pavimentação. O logradouro também ganhou novos banheiros públicos, bancos de pedras lioz, áreas para recebimento de atividades diversas e de fiscalização; canteiros ajardinados, nova iluminação pública, entre outros elementos arquitetônicos.



No espaço, mobiliários novos, 38 luminárias, bancos com design diferenciado, caramanchões, grama nova, paisagismo, banheiros masculinos com oito vasos e três mictórios, um banheiro exclusivo para pessoas com deficiência; banheiros femininos com dez box, com dez pias, além de centro administrativo e dois salões para blitz e policiamento de área.

RUA GRANDE

A requalificação urbana completa desta que é a principal via do centro comercial e de serviços da capital maranhense prevê investimentos de mais de R$ 36 milhões, em ações que continuam nos próximos meses. A execução na área deu uma pausa por causa das compras de Natal.

O trecho, compreendido entre o Canto da Viração e a esquina da Travessa São Pantaleão, será disponibilizado à população com novo piso de bloquete intertravado; sistema de esgotamento sanitário, obras de drenagem profunda, instalação elétrica subterrânea, novo posteamento de iluminação pública, entre outros serviços que conferiram ao espaço mais beleza e qualidade ao passeio público do maior centro de comércio popular da capital.

O projeto de requalificação da Rua Grande inclui embutimento total da fiação telefônica e elétrica, esgotamento sanitário, drenagem fluvial, novos equipamentos urbanos, novo piso e pontos de acessibilidade, reduzindo barreiras físicas e melhorando o acesso de pedestres. O projeto contempla ainda pavimentação com nivelamento das vias, instalação de novo mobiliário urbano (bancos, lixeiras, etc); nova rede de iluminação pública, além de sinalização viária e turística.




Comentários