Prêmio José Augusto Mochel de 2018 acontece nesta quarta-feira 12



O Prêmio José Augusto Mochel chega à 11º edição, com solenidade que acontecerá nesta quarta-feira (12), às 18h, no Grand São Luís Hotel. A tradicional premiação, realizada pelo PCdoB-MA, em parceria com a Fundação Maurício Grabois, homenageará, em 2018, seis personalidades e duas entidades de destacada participação na consolidação da Democracia no Maranhão.

O Prêmio, criado em 2007 pelo governador, na altura deputado federal, Flávio Dino (PCdoB), tem a finalidade de prestar reconhecimento a personalidades, lideranças políticas, militantes e entidades que tenham se dedicado às lutas sociais e causas democráticas no estado. Este ano, receberão a homenagem o radialista Ademar Danilo, o ex-deputado estadual Juarez Medeiros, a advogada Regina Lopes, a engenheira e militante pela reforma agrária Marluze Santos, o coordenador do Movimento Sem Terra Elias Araújo e as entidades sindicais Central Única de Trabalhadores (CUT) e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). A homenagem póstuma vai para o poeta Nonato Pudim.

Para o presidente estadual do PCdoB e secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, a premiação já é aguardada pelos diversos segmentos sociais maranhense e tem fortalecido, a cada nova edição, o engajamento e luta no estado.

“A solenidade de entrega do José Augusto Mochel tem sido um momento de celebrar a luta popular e democrática no Maranhão, de referenciar pessoas e entidades que se dedicam a construir um mundo melhor para todos, um Maranhão melhor para todos”, destacou Márcio Jerry.

José Augusto Mochel

A premiação reverencia a memória do líder comunista José Augusto Mochel, que faleceu em 25 de março de 1988, em São Paulo. Mochel foi militante do movimento estudantil secundarista e universitário, marcando sua atuação no combate à ditadura militar. Conhecido por participar ativamente a defensa pela redemocratização, ele apoiou as lutas de resistência camponesa num momento de graves conflitos pela posse da terra. Participou da luta pela anistia e ajudou a fundar a Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos. Foi um dos reorganizadores do PCdoB no Maranhão, tendo sido candidato a deputado federal nas eleições de 1982 pelo PMDB, já que à época esse era o espaço de atuação do PCdoB, partido que estava na ilegalidade imposta pela ditadura.

Comentários