Prefeito Edivaldo leva a novos bairros da capital serviços de modernização da iluminação

Nesta semana, bairros como Cohab Anil I, Lagoa da Jansen, Calhau, Olho d'Água, Bairro de Fátima e Cidade Olímpica estão sendo contemplados com o trabalho; meta é chegar a 2020 com 80 mil pontos de luz branca, mais eficiente e econômica.

Prefeitura moderniza iluminação pública em diversos bairros como Cohab, Calhau e Cidade Olímpica

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), está dando continuidade à expansão dos serviços de melhoria e modernização do sistema de iluminação pública para diversas ruas e avenidas da capital maranhense. Nesta semana, bairros como Cohab Anil I, Lagoa da Jansen, Calhau, Olho d'Água, Bairro de Fátima e Cidade Olímpica serão contemplados com trabalhos que vão desde a troca de luminárias a substituição e pintura de postes. A ação integra programa implantado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior com o objetivo de proporcionar um novo aspecto a ruas, avenidas, praças e outros espaços públicos da capital, deixando-os melhor iluminados, mais bonitas e seguros à circulação de pessoas e veículos em especial no período noturno.

Na gestão do prefeito Edivaldo já foram implantados mais de 60 km de rede de iluminação de LED nas avenidas da capital. A cidade recebeu mais de 15 mil pontos de luz branca. A meta fixada pelo prefeito é chegar ao final de 2020 com 80 mil pontos de luz branca. A melhoria e modernização da iluminação pública acontece a partir da substituição de lâmpadas amarelas, de vapor de sódio, por outras brancas, de vapor metálico. As novas lâmpadas possuem maior potência de iluminação com um índice maior de reprodução de cores.

"Com orientação do prefeito Edivaldo, seguimos com trabalhos de modernização do parque de iluminação pública de nossa cidade. Esses serviços fazem parte do maior programa de iluminação já realizado em São Luís. A substituição das luminárias antigas com lâmpadas amarelas por outras novas de vapor metálico beneficia tanto os condutores de veículos quanto pedestres, pois a capacidade de iluminância da luz branca é muito maior o que garante maior segurança ao sistema viário", disse o secretário de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo.



SERVIÇOS

No bairro Cohab Anil I a Avenida Cinco e diversas ruas estão sendo contempladas com a substituição de luminárias antigas por outras novas. No total, o trabalho será feito em 40 pontos luminosos. Na Avenida Mário Meireles, na Lagoa da Jansen, as equipes municipais estão executando a reposição de luminárias em 18 pontos de luz. Já a Avenida dos Sambaquis, no Calhau, está recebendo a melhoria em 89 pontos, onde está sendo feito a substituição das luminárias com luz amarela por outras novas de maior potência.

A Avenida Litorânea, um dos pontos turísticos mais visitados da capital, está recebendo a revitalização da iluminação pública. No local, está sendo feita a substituição de postes danificados ao longo da via. Os serviços beneficiam comerciantes, condutores, consumidores, turistas e praticantes de atividades físicas. Já na movimentada Avenida dos Holandeses a Prefeitura está realizando a pintura de 71 postes de iluminação.

Os seis quilômetros de extensão da Litorânea possuem mais de 800 luminárias de LED, cada uma com 150 watts de potência. Ao longo da avenida, postes danificados estão sendo substituídos e projetores com tecnologia LED estão sendo instalados. Os projetores de LED são equipamentos com mais eficiência energética com um grau maior de proteção. O trabalho, executado pela Semosp, consiste ainda na reposição dos abalroados e na instalação de 38 braços ornamentais estilo veleiro.




A iluminação da Rua Principal do Bairro de Fátima está sendo modernizada em 19 pontos. O trabalho consiste na substituição das luminárias antigas de luz amarela por outras com lâmpadas brancas que darão maior iluminância à via. No Residencial Estrela, localizado na Cidade Olímpica, a melhoria de iluminação será feita em 30 pontos de luz. A Rua Recife e diversas vias do conjunto serão contempladas com luminárias de luz branca de maior potência.

Além de proporcionar maior segurança às vias da cidade, os serviços de iluminação beneficiam várias comunidades também em locais de esporte e lazer a exemplo do campo de futebol do Cohatrac IV que está recebendo 24 projetores de luz. E no campo da Rua do Sitio, na Vila Brasil, serão instalados 29 projetores.

Comentários