Prefeito Edivaldo e Iphan entregam a primeira etapa de obras da Rua Grande e Complexo Deodoro

 


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de São Luís entregaram na tarde deste sábado (22)  a primeira etapa das obras de requalificação da Rua Grande e do Complexo Deodoro, que já está 100% concluída. As obras integram o projeto de requalificação urbanística executado pelo governo Temer, através do Programa de Aceleração do Crescimento o  PAC Cidades das Históricas,  criado pela então, ministra da Casa Civil do governo Lula em 2010 e ex-presidenta, Dilma Rousseff.



Participaram da entrega os ministros Sérgio Sá Leitão (cultura) e Carlos Marun (Secretaria de Governo); a presidente do Iphan, Kátia Bogéa; o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary; o governador Flávio Dino; o prefeito Edivaldo Holanda Junior; o diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida; os senadores eleitos pelo MA, Weverton e Eliziane Gama; Osmar Filho, entre outras autoridades e parlamentares.



Além das praças Deodoro e do Panteon, o Complexo Deodoro contempla ainda as alamedas Gomes de Castro e Silva Maia. As praças e alamedas estão agora mais integradas, como se formassem uma grande e única praça, com espaços acessíveis e sem obstáculos, favorecendo a acessibilidade. A obra incluiu também um novo paisagismo, iluminação pública, mobiliário urbano e pavimentação, além da abertura de pequenas praças rebaixadas, que funcionam como recantos para a permanência.



Outro grande destaque na nova configuração do Complexo Deodoro foi o retorno dos bustos de grandes personalidades das artes e letras do Maranhão à Praça Panteon. Por 11 anos, eles haviam sido armazenados no Museu Histórico e Artístico do Maranhão e agora foram higienizados e restaurados para retomar seu local de destaque, em frente à Biblioteca Benedito Leite.



Na Praça do Panteon os serviços contemplaram a colocação de nova pavimentação em concreto lapidado, renovando todo o piso; colocação de granito na área central e de grama nas áreas de canteiro, instalação de caramanchões para proporcionar beleza e sombreamento aos ambientes, novo mobiliário urbano, entre outros elementos urbanísticos e arquitetônicos como três conjuntos de caramanchões. O espaço ganhou ainda novo mobiliário urbano, com bancos e lixeira; e nova configuração da iluminação pública, com a utilização de luminárias mais eficientes.



Na Praça Deodoro, o piso antigo foi retirado para colocação de nova pavimentação. O logradouro também ganhou novos banheiros públicos, bancos de pedras lioz, áreas para recebimento de atividades diversas e de fiscalização; canteiros ajardinados, nova iluminação pública, entre outros elementos arquitetônicos.



No espaço, mobiliários novos, 38 luminárias, bancos com design diferenciado, caramanchões, grama nova, paisagismo, banheiros masculinos com oito vasos e três mictórios, um banheiro exclusivo para pessoas com deficiência; banheiros femininos com dez box, com dez pias, além de centro administrativo e dois salões para blitz e policiamento de área.

Presente ao evento o governador Flávio Dino, destacou o que considerou um avanço institucional, a continuidade pelo atual governo federal do programa criado pela ex-presidenta Dilma Rouseff.

"Vejo a importância hoje aqui, de dois valores importantes, o primeiro o de continuidade na política,  o PAC Cidades Históricas é importante que se diga, "Foi criado, desenvolvido e concebido pela presidenta Dilma Rouseff, do governo anterior e vejam o quanto é importante que o seu sucessor o presidente Michel Temer, tenha dado continuidade a esse projeto, não é por causa das divergências políticas que se pode parar os investimentos, e do mesmo modo, parabenizo a parceria entre governo federal os governos dos estados e prefeituras, no caso a prefeitura de São Luis, isso demonstra está acima das naturais diferenças ideológicas, partidárias e políticas", destacou.

O prefeito Edivaldo falou da satisfação em estar no momento, ao comando da prefeitura e fazer a entrega da obra, "A entrega desse espaço que é a Deodoro completamente revitalizada é uma obra que a população esperou durante muito tempo e que hoje está sendo devolvido esse espaço para o povo de São Luis, fico feliz por entregar essa obra tão importante pra cidade, estando à frente da prefeitura", pontuou.

RUA GRANDE

A requalificação urbana completa desta que é a principal via do centro comercial e de serviços da capital maranhense prevê investimentos de mais de R$ 36 milhões, em ações que continuam nos próximos meses. A execução na área deu uma pausa por causa das compras de Natal.

O trecho, compreendido entre o Canto da Viração e a esquina da Travessa São Pantaleão, será disponibilizado à população com novo piso de bloquete intertravado; sistema de esgotamento sanitário, obras de drenagem profunda, instalação elétrica subterrânea, novo posteamento de iluminação pública, entre outros serviços que conferiram ao espaço mais beleza e qualidade ao passeio público do maior centro de comércio popular da capital.

O projeto de requalificação da Rua Grande inclui embutimento total da fiação telefônica e elétrica, esgotamento sanitário, drenagem fluvial, novos equipamentos urbanos, novo piso e pontos de acessibilidade, reduzindo barreiras físicas e melhorando o acesso de pedestres. O projeto contempla ainda pavimentação com nivelamento das vias, instalação de novo mobiliário urbano (bancos, lixeiras, etc); nova rede de iluminação pública, além de sinalização viária e turística.

Comentários