Militantes e personalidades marcantes das lutas sociais são homenageados em Prêmio José Augusto Mochel


Aconteceu na noite desta quarta-feira (12) no Grand São Luís Hotel Centro Histórico da capital a 11ª edição do tradicional Prêmio José Augusto Mochel. A solenidade é realizada pelo PCdoB-MA, em parceria com a Fundação Maurício Grabois, os homenageados desta edição foram: o radialista Ademar Danilo, o ex-deputado estadual Juarez Medeiros, a advogada Regina Lopes, a engenheira e militante pela reforma agrária Marluze Santos, o coordenador do Movimento Sem Terra Elias Araújo e as entidades sindicais Central Única de Trabalhadores (CUT) e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). A homenagem póstuma foi para o poeta Nonato Pudim.



O Prêmio que foi criado em 2007 pelo então deputado federal, Flávio Dino (PCdoB), tem o objetivo  de prestar reconhecimento a personalidades, lideranças políticas, militantes e entidades que tenham se dedicado às lutas sociais e causas democráticas no estado.

Presente ao evento o presidente do PCdoB-MA e deputado federal eleito, Márcio Jerry, destacou a função social da solenidade em vistas ao atual cenário político pelo qual passa o país.



“É fundamental a gente reavivar a importância da luta e da causa democrática. A democracia é uma construção coletiva de enorme importância que não pode ser atacada, vilipendiada, diminuída. E nós temos hoje no Brasil tentativas golpistas em curso e agressões muito rotineiras à Constituição, as leis e aos direitos. E fazemos de hoje, desse momento em que se celebra uma vez mais José Augusto Mochel, uma alerta para estarmos sempre juntos na luta pela Democracia e pelos trabalhadores brasileiros”, destacou.

Sobre José Augusto Mochel

A premiação reverencia a memória do líder comunista José Augusto Mochel, que faleceu em 25 de março de 1988, em São Paulo. Mochel foi militante do movimento estudantil secundarista e universitário, marcando sua atuação no combate à ditadura militar. Conhecido por participar ativamente a defensa pela redemocratização, ele apoiou as lutas de resistência camponesa num momento de graves conflitos pela posse da terra. Participou da luta pela anistia e ajudou a fundar a Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos. Foi um dos reorganizadores do PCdoB no Maranhão, tendo sido candidato a deputado federal nas eleições de 1982 pelo PMDB, já que à época esse era o espaço de atuação do PCdoB, partido que estava na ilegalidade imposta pela ditadura.

Comentários