I Fórum Maranhense de Comunidades Terapêuticas reúne subsídios para construção do Plano Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas


O I Fórum Maranhense de Comunidades Terapêuticas aconteceu na tarde desta segunda-feira (03) no Auditório do Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) na Praia Grande. O evento foi promovido pela Comunidade Terapêutica do Maranhão (CTM); Casa de Acolhimento Porto Seguro e Comunidade Terapêutica Ebenezer.


Com o Tema: "Acolhimento, Proteção à Saúde e Transformação Social", o Fórum reuniu representantes de unidades terapêuticas da capital e do interior do estado com o objetivo de colher sugestões e ouvir os autores envolvidos ao tema para a construção do que será o Plano Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas.


Através dos debates foram abordadas as demandas das unidades e a estruturação para um melhor atendimento aos acolhidos. Na composição da mesa estiveram presentes, a advogada da Comunidade Terapêutica Bom Samaritano, Fernanda Fernandes, representando o vice-presidente do Conselho Estadual de Política Sobre Drogas, Dr. Marcelo Rosa; o Pedagogo, Marcos Roberto Corrêa Pinto;  a Professora Rosana Bordalo; Rosanira Cutrim, representando o Pr. Edvaldo Cordeiro de Jesus da Comunidade Terapêutica do Maranhão (CTM); Maria Salete da Silva Cunha, da Casa de Acolhimento Porto Seguro e Maria Madalena Santos Lima, da Comunidade Terapêutica Ebenézer.



O evento contou ainda  a presença da assessoria da Senadora eleita pelo Maranhão, Eliziane Gama, apoiadora do evento, com a presença do Psicólogo, Coordenador Nacional de Comunidades Terapêuticas (CONFENACT), Conselheiro Suplente do Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (CONAD), Conselheiro do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED/SP), e membro da Junta Diretiva da Federação Latinoamericana de Comunidades Terapêuticas (FLACT),  Pablo Andrés Kurlander Perrone, que palestrou sobre o tema: Acolhimento, Proteção à Saúde e Transformação Social. 

Pablo Andrés Kurlander Perrone
Ao final do Fórum foi anunciado a validade de todas as propostas ouvidas pela mesa e que devem constar do documento inicial para a construção do Plano Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas.









Comentários