Comissão debate plano de redução de acidentes no trânsito, em Brasília

A Diretora Geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Larissa Abdalla Britto, participou em Brasília, de uma audiência pública na Câmara dos Deputados. Por deliberação do presidente da AND, Antônio Gouveia, Larissa Abdalla, que e vice presidente da Região Nordeste da Entidade, falou em nome dos 27 DETRANs. O objetivo da reunião foi avaliar as diretrizes do Plano de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito da Comissão de Viação e Transporte (PNATRANS ).

Criado em janeiro de 2018, o plano prevê ações que têm por finalidade a redução do número de mortes em acidentes de trânsito e está fundamentado em oito pontos principais: Sistematização e Unificação da Coleta de Dados, Coordenação, Cooperação entre os Órgãos, infraestrutura com obras relevantes, Fiscalização, Educação para o Trânsito, Esforço legal e Assistência à vítima de acidente de trânsito.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), que propôs o debate, destacou a importância do evento: “É fundamental que saibamos dos representantes dos órgãos, entidades de trânsito e das organizações não governamentais como será executado o plano e como faremos para alcançar a sua eficácia desejada”, ressaltou.

Larissa Abdalla afirmou que o Plano de Redução de Acidentes é uma aspiração de todos que trabalham com o trânsito. “Estamos iniciando o primeiro dos oito pontos do plano com a elaboração de uma metodologia para coleta de dados própria para condensação deles. A ideia é criar uma base própria, eliminando com as distorções de números e índices no país”, revelou.

O Detran-MA tem se destacado nas campanhas e ações voltadas para Educação para o Trânsito e de prevenção de acidentes. Segundo dados da Divisão de Estatística do órgão, de janeiro a setembro deste ano, a equipe do Detran-MA realizou 1.809 ações educativas em todo o Estado, sendo que 597 aconteceram na Região Metropolitana de São Luís.

Comentários