Academia Bernardense de Letras e Artes é a mais nova afiliada da Federação das Academias de Letras do MA





Por Gildean Farias

A Academia Bernardense de Letras e Artes - ABELA, recebeu na última quarta-feira (28), o diploma de sócio efetivo da Federação das Academias de Letras do Maranhão – FALMA, passando a ser oficialmente, afiliada a instituição que congrega todas as academias de letras do estado. Mais nova agremiação das letras e artes do Maranhão, a ABELA foi implantada em solenidade realizada no dia 17 de novembro, no auditório do campus da Universidade Federal do Maranhão em São Bernardo.



A entrega do diploma de sócio efetivo ocorreu durante o ato de celebração do 10º aniversário da FALMA, que aconteceu na noite de quarta-feira, na Livraria e Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping. O presidente da ABELA, Antônio de Pádua Silva Sousa, recebeu o diploma das mãos do presidente da FALMA, João Francisco Batalha.



Antônio de Pádua destacou que Academia Bernardense de Letras e Artes nasce como uma confraria de talentos que se juntam para congregar a efervescência de saberes que a cidade de São Bernardo sempre teve e continua gerando continuamente. "A academia é essa possibilidade, um caminho, uma vertente por onde esses saberes podem ser canalizados", completou.



A ABELA

A Academia Bernardense de Letras e Artes - ABELA nasce do anseio coletivo de artistas, escritores e demais intelectuais filhos de São Bernardo em resgatar e promover a identidade cultural da cidade natal do poeta Bernardo Coelho de Almeida, patrono e inspirador da entidade e considerado um dos grandes nomes que nasceram na cidade maranhense. Na solenidade de implantação, foram empossados os primeiros 18 acadêmicos, entre poetas, jornalistas, escritores, artistas plásticos, compositores e cantores bernardenses.

Tomaram posse na solenidade de implantação da Academia Bernardense de Letras e Artes, os acadêmicos: Antônio de Pádua Silva Sousa, Bernardo de Claraval Silva Cardoso, Cacilda Rosa Correia Lima Serra Sabry, Djane Maria Costa, Gildean Farias Cardoso, Keliane da Silva Viana, Kleuson Michael Cardoso, Ludinilson Brandão, Luisa Machado Lima, Maria Aparecida Ciqueira, Maria dos Aflitos Carvalho, Maria José Meireles Mascarenhas, Raimundo Nonato Albuquerque, Raimundo Nonato Araújo Damasceno, Raimundo Nonato de Carvalho Filho, Raimundo Nonato Santos, Raimundo Nonato Vaz e Willberth Galeno da Silva.




  




Comentários