Sinproesemma conclama categoria para unidade

Estamos vivendo um momento sombrio no Brasil. Desde 2016, com o golpe de Michel Temer à Presidência do Brasil, os direitos dos trabalhadores têm sofrido grandes ataques. A aprovação da Reforma Trabalhista, a Lei das Terceirizações, a proposição do fim da estabilidade do Servidor Público são realidades que tem assombrado a classe trabalhadora. Com a eleição do novo presidente do Brasil, a tendência é que a estratégia de retirada dos direitos conquistados se intensifique.


O Sinproesemma, como mostra a história, atua como ferrenho defensor da causa dos profissionais da educação e sempre se manteve independente na luta pelos direitos da categoria.

Com desprendimento, são vários pleitos tratados com o Governo do Estado do Maranhão em prol do nosso bem maior: os profissionais da educação. Somente em 2018, muitas vitórias já foram garantidas como o aumento do piso salarial em 6,81%, a ampliação de jornada de trabalho de 1.000 professores da rede pública do ensino médio e especialista em educação, a Unificação de matrícula para professores, inclusive com chamada de excedentes no concurso interno da Seduc, progressões e titulações, bloqueio dos recursos do Fundef em vários municípios para que Prefeitos não utilizem a verba em outros fins, senão para os professores e para a educação, recomposição salarial em várias cidades do Maranhão.

Muito já foi conquistado e muitas outras lutas estão em curso e nesse momento delicado o apoio da categoria é fundamental para o sucesso de todos. Discurso de fragmentação, alianças escusas, mesquinharias, oportunismo, desconstrução da luta e a ânsia pelo poder só trará prejuízo para a categoria.

Alguns que dizem defender os professores, na verdade, não passam de integrantes de um movimento de oportunistas de plantão, que tenta a todo custo desmobilizar a categoria e desmerecer as conquistas alcançadas pelo Sinproesemma. Disputam o sindicato sem ter, sequer, a capacidade de ter montado uma chapa para concorrer às eleições da entidade. E esse mesmo grupo tentou desconstruir, em 2013, a aprovação do Estatuto, inclusive, furando a greve em prol da aprovação do mesmo. Mais recentemente, o mesmo grupo de oposição mobilizou-se na linha de frente CONTRA O REAJUSTE de 6,81% para a categoria, numa clara falta de compromisso e responsabilidade desses oposicionistas. Ora, que tipo de grupo se diz ser a favor do trabalhador e vai contra os interesses e o direito da categoria? Não merecem a credibilidade dos educadores!

Trabalhadores em educação, não se deixem enganar e nem aceitem ser massa de manobra, não entrem no jogo de quem age por mero oportunismo e que não se importa em prejudicar toda a categoria por mera vaidade e sede por poder. A turma que hoje chama a categoria para um ato irresponsável e impensado é o mesmo que tenta barrar outros direitos para a categoria numa clara tentativa de desconstruir a luta do nosso sindicato e colocando em cheque todas as lutas, conquistas e vitórias até agora alcançadas.

A atitude anarquista disfarçada de luta de tal grupo é, inclusive, corroborada por um advogado, que também age contra os trabalhadores em educação (link) suspendendo as ações de descompressão, após pedido de antecipação de honorários, como já foi amplamente divulgado pelo Sinproesemma.

Trabalhadores em educação não façam o jogo deles! O Sinproesemma está vigilante e certo da sua representatividade junto à categoria. Tal ato só confunde, divide e desmobiliza a categoria para o enfrentamento àqueles que não querem respeitar os direitos dos educadores.

Fonte: SINPROESEMMA

Comentários