Professora Lúcia Rincon participa da abertura do XVI Encontro Humanístico da UFMA


"As Mulheres e o Enfrentamento ao Atraso", foi o tema abordado pela conferencista Profª. Lúcia Rincon (UMB/PUC-GO), durante a Conferência de abertura do XVI Encontro Humanístico da UFMA realizado na tarde desta terça-feira (27) no auditório do Centro de Ciências Humanas na Universidade. O evento acadêmico que é realizado desde 1999, acontece de 27 à 30, de novembro, com o tema, “Ciências Humanas e Sociais no Brasil Contemporâneo: diálogos sobre práticas formadoras e intervenções na sociedade”,  o objetivo do evento  é oportunizar a abertura de espaços para a divulgação de trabalhos e pesquisas em Ciências Humanas.

Em São Luis, Lúcia Rincon foi recepcionada com um almoço pelas mulheres da União Brasileira UBM/MA a presidenta da entidade que atua no estado em defesa da mulher, falou da satisfação em receber a professora que também é membro da UBM.

"Dizer da alegria em receber a professora, doutora e grande UBMista em São Luis para a Conferência de abertura do Encontro Humanístico da UFMA, para falar das mulheres e o enfrentamento ao atraso, pra nós da UMB/MA é uma honra e alegria também para todas as mulheres que seguem firmes na luta contra a violência no nosso estado", destacou Thays Campos.



No último dia 25/11 comemorou-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres,  em alusão à data a UBM  realizou no Maranhão, os "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres", tema, muito bem defendido na palestra da também feminista, Lúcia Rincon.

"As mulheres negras estão na base da nossa sociedade e são as mais pobres, mais exploradas, elas precisavam serem incorporadas de uma forma mais palpável nesse processo de denúncia da violência. Então, nós queremos lembrar cotidianamente, que ninguém é dono de ninguém,  que homem não e dono de mulher, e que as relações em nossa sociedade precisam ser baseadas no respeito mútuo na igualdade, na construção coletiva, enquanto seres humanos. Por exemplo, não é justo pagar menos a mulher pelo mesmo trabalho, da mesma forma não é justo dizer que o homem tem de sustentar a casa sozinho, nós precisamos superar isso. A violência contra a mulher é uma manifestação de uma sociedade de exploração  e de opressão e nós queremos construir uma sociedade solidária de relações humanas e respeitosas entre homens e mulheres", pontuou.



Mais sobre o encontro

Inicialmente concebido em âmbito regional, tornou-se um evento de projeção nacional a partir de 2008, ano em que se consolidou como o maior evento acadêmico do Maranhão, alcançando cerca de 1700 participantes. O Encontro Humanístico é uma parceria entre o Núcleo de Humanidades e o Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFMA, que em todas as edições mantém o cuidado de preservar a identidade deste Centro, tanto do ponto de vista acadêmico quanto cultural. Neste sentido, exposições e apresentações artísticas permeiam diversos espaços e momentos do evento, dando voz a artistas e estudantes locais e valorizando produções culturais maranhenses. 

O CCH se transforma em um amplo espaço onde as Ciências Humanas se encontram – por meio de apresentações de pesquisas e outros trabalhos; conferências; palestras; mesas redondas; minicursos; apresentações e vivências artísticas; dentre outras atividades.

No decorrer de suas 15 edições, o Encontro contou com a participação de renomados pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do Brasil como: UERJ, UFF, UFMA, UEMA, UFRRJ, UFPB, UNB, UNICAMP, UFPA, PUC-Minas, UNESP, e FUNAI, bem como de conferencistas internacionais de países como Alemanha, Porto Rico, Portugal e Espanha.

As temáticas propostas nos Encontros sempre buscaram favorecer o diálogo entre as diferentes áreas do campo das Ciências Humanas, fato que tem contribuído para o aumento do interesse tanto dos membros da instituição quanto daqueles provenientes de outras instituições do Maranhão e do Brasil. Temas como “Identidades”; “Linguagens”; “Diversidade”; “Patrimônio, Memória e Contemporaneidade”; “Multiculturalismo”; “Novas Perspectivas Em Ciências Humanas”; e “Ciências Humanas Em Movimento”, se estabeleceram como eixos norteadores de Encontros passados. Neste ano de 2018, o tema escolhido para guiar a proposta e estruturação do XVI Encontro Humanístico é: “Ciências Humanas e Sociais no Brasil Contemporâneo: diálogos sobre práticas formadoras e intervenções na sociedade”.





Comentários