UFMA: AGENDA CULTURAL OUTUBRO


Uma programação que inclui o aniversário de 110 anos de Arthur Azevedo,  encontro de coralistas e sessão de cinema, estará a disposição do público maranhense a partir do dia 22, na capital. A agenda cultural é promovida pela UFMA, através do Departamento de Assuntos Culturais/Proexce, confira as atrações.



 Professor Frederico Silva palestra no Palácio dos Leões sobre 110 anos de Arthur Azevedo

Nesta segunda-feira (22), data em que se completa os 110 anos da morte do dramaturgo, poeta, contista e jornalista Arthur Azevedo, o professor adjunto do Departamento de Artes Visuais da UFMA, Frederico Silva, doutor em História da Arte pela ECA/USP, conversará sobre novos aspectos da atuação política, profissional e cultural de Arthur Azevedo. Aberta ao público, a conversa inicia às 15h, no auditório do Palácio dos Leões, em São Luís/MA.

Com apoio da Ufma, via Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo, a conversa é uma realização do Governo do Maranhão. Frederico Silva discorrerá sobre o importante trabalho de Arthur Azevedo como crítico de arte e colecionador, sua luta pela preservação das instituições públicas e seus acervos, transporte público e urbanização e o seu engajamento no combate ao preconceito racial.

A homenagem ao grande dramaturgo maranhense também tem o intuito de debater sobre aspectos pouco explorados da sua trajetória profissional cultural. “A abordagem é fruto das pesquisas de mestrado e doutorado que desenvolvi”, disse Frederico Silva. Ao final da conversa haverá uma visita guiada aos salões do Palácio dos Leões, que abriga parte da coleção de pinturas e gravuras de Arthur Azevedo. Pauta: Prof. Frederico: 98 98113 7200.

38º Festival Maranhense de Coros será aberto dia 26, no Teatro Arthur Azevedo

O 38º Festival Maranhense de Coros (Femaco) acontecerá de 26 a 28 de outubro, no Teatro Arthur Azevedo. Aberto ao público, o evento terá apresentações de renomados grupos estaduais e nacionais de canto coral. Maior encontro de coralistas do Norte-Nordeste do país, o Femaco é realizado há quase quatro décadas pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce).

O Festival Maranhense de Coros estimula e difunde a prática do canto coral brasileiro, promove o intercâmbio cultural e o congraçamento entre a UFMA, os grupos corais participantes e a comunidade de São Luís e de outras cidades brasileiras. Em 38 anos de realização, o Femaco já reuniu mais de 400 grupos de canto coral do Brasil e do exterior. Foi prestigiado por mais de 60 mil pessoas e realizou cerca de 620 apresentações públicas.


 Alunos das Unitis da Ufma e de Paço do Lumiar celebrarão o dia do idoso com sessão de cinema
Estudantes das Universidades da Terceira Idade, vinculadas à Universidade Federal do Maranhão (Ufma), e à Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, celebrarão o dia do idoso, no dia 31 deste mês, com uma programação cultural inédita. 120 alunos assistirão os filmes da mostra especial ‘Cinema Não Tem Idade’, que será exibida a partir das 14h, no Cineteatro Aldo Leite do Palacete Gentil Braga, (rua Grande, 782. Centro), em São Luís/MA.

Realizada pela Ufma, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), a mostra exibirá dois premiados curtas do acervo do Festival Guarnicê de Cinema. São eles: ‘Marina’ (drama, 28’, MA, 2017 - livre), de Taciano Dourado Brito; e ‘Acalanto’ (ficção, 23’, MA, 2013 - livre), dirigido pelo cineasta Arturo Saboia. Saiba mais em: www.cultura.ufma.br

Comentários