Projeto Reconhecer, realizado pelo Governo do Estado, chega ao Módulo III


O Projeto tem o objetivo de formar multiplicadores de respeito, paz, igualdade, cidadania e, contribui com a construção coletiva de conhecimento e interação entre sociedade civil e agentes públicos


A Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), por meio da Escola de Conselhos, realizará o Módulo III do Curso de Educação em Direitos Humanos do Projeto Reconhecer, que acorrerá entre os dias 18 e 20 de outubro. O tema deste modulo será sobre preconceito, racismo e desigualdades no Brasil com aula inaugural discutindo os direitos dos povos indígenas, palestra que será ministrada pela professora indígena, Alessandra Bento de Almeida Guajajara.

O objetivo do Módulo III é contribuir para o desenvolvimento de uma percepção crítica da exclusão social das populações indígenas e afro descendentes no Brasil, promovendo o desenvolvimento da consciência da necessidade de erradicação da pobreza, redução das desigualdades sociais e combate a todas as formas de preconceitos e discriminação.

As aulas do curso serão ministradas pelo Prof. Dr. Silvio Luiz de Almeida e serão realizadas no Auditório da Faculdade de Arquitetura, no Centro Histórico de São Luís/MA, das 08 às 18 horas. No sábado, 20, o professor irá lançar o livro “O que é racismo estrutura?”, que compõe a coleção Feminismos Plurais, coordenada pela filósofa, Djamila Ribeiro, publicado pela Editora Letramento, em parceria com o selo do Justificando.

O Projeto tem o objetivo de formar multiplicadores de respeito, paz, igualdade, cidadania e, contribui com a construção coletiva de conhecimento e interação entre sociedade civil e agentes públicos, ampliando o debate e entendimento sobre as políticas públicas de Direitos Humanos, assim, foram 300 vagas ofertadas a servidores públicos, conselheiros de direitos, de políticas públicas e tutelares, professores e outros profissionais da educação, da área jurídica, comunicação, representantes de organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias, estudantes, entre outros.

O curso contará também com a participação de dois multiplicadores das regiões Metropolitana, Baixada, Tocantina, Lençóis e Cocais, representantes da sociedade civil e poder público, que foram eleitos nos Seminários Regionais de mobilização do Projeto Reconhecer, realizados no dia 14 em São Luís e no dia 16 de agosto nas cidades de Pinheiro, Açailândia, Barreirinhas e Caixas. O Projeto Travessia é um parceiro do curso e garante o translado de cursistas cadeirantes dos municípios de Açailândia e Caxias. O curso já excedeu o número de participantes, no entanto, em caso de ausência dos inscritos, as vagas podem ser preenchidas pelas pessoas que participarem das aulas com direito a certificado no final.

Comentários