Detran-MA apoia Campanha Outubro Rosa




“Se toque para a prevenção” é o tema escolhido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Marranhão (Detran-MA), em apoio à Campanha Outubro Rosa.

Na manhã desta segunda-feira (15), a Diretora Geral, Larissa Abdalla, demais diretores do órgão e os servidores, aproveitaram o cantinho Rosa criado nas dependências do departamento, para ressaltar a importância da campanha que busca a conscientização para o diagnóstico precoce e os riscos do câncer de mama.

O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, para incentivar o alerta contra o câncer de mama, uma das principais causas de morte de mulheres em todo o mundo. Com o tempo, instituições e governos aderiram à iniciativa em favor do diagnóstico precoce da doença, a exemplo do Detran-MA, que todos os anos realiza ações de alerta voltadas para as servidoras.

Para a Diretora Geral, Larissa Abdalla Britto, é importante o órgão aderir à campanhas que contribuem para a preservação da vida. “Apoiamos o Outubro Rosa com muita garra e orgulho, pois é uma ação de valorização da vida. A maior parte do quadro funcional do Detran-MA é composta por mulheres, essas ações irão reforçar a importância da prevenção e dos cuidados que cada uma deve ter sempre”, disse Larissa Abdalla.

A advogada da assessoria jurídica do Detran-MA, Raíssa Braga, disse que as ações promovidas pelo órgão são um estímulo a mais na hora da prevenção. “O Detran tem aderido às campanhas que incentivam a gente a se olhar mais, a se cuidar melhor, e isso é muito importante no ambiente de trabalho”, ressaltou a advogada.

A programação do Detran-MA para o Outubro Rosa conta com a Carreta da Mulher Maranhense, um veículo disponibilizado pela Secretaria de Estado da Mulher (Samu), que oferece atendimento ginecológico, inclusive mamografia. Os serviços serão oferecidos nos dias 29 e 30, no Parque Folclórico na Vila Palmeira, das 8h às 12h, e das 14h às 16h, no dia 29. Já no dia 30, os atendimentos seguem das 8h às 16h, sem intervalo. Além das servidoras do Detran, os serviços também serão estendidos para a comunidade.

Comentários