BOLSONARO É ELEITO PRESIDENTE COM PROJETO DE ULTRADIREITA



247 - Com 92,08% das urnas apuradas, o candidato da ultradireita, Jair Bolsonaro (PSL), está matematicamente eleito presidente do Brasil. Ele tem 55,63% dos votos válidos, enquanto o candidato do PT, Fernando Haddad, aparece com 44,37%.

Votos brancos até o momento chegam a 4,08%, votos nulos, 7,42%, e abstenções chegam a 21,17%.

Bolsonaro é eleito depois de uma campanha baseada no estímulo ao ódio no país, de fundo misógino, homofóbico e racista, com ataques a todos os avanços sociais dos últimos anos, como o Bolsa Família e as políticas de cotas. Um dos vetores da eleição foi uma campanha de fake news pelas redes sociais considerada sem precedentes na história pela OEA, Organização dos Estados Americanos.

No último domingo, no comício de encerramento de sua campanha, Bolsonaro discursou por telefone a seus apoiadores reunidos na Avenida Paulista. Foi o mais ameaçados dos discursos de toda a campanha, quando afirmou que os opositores de um eventual governo seu seriam presos ou deveriam buscar o exílio, ameaçando diretamente o outro candidato, Haddad, Lula e o senador Lindbergh Farias; no discurso ele ainda disse: "Pretalhada, vai tudo vocês para a ponta da praia". A expressão "ponta da praia" é a forma como os militares conheciam, na ditadura, a base militar da Marinha na Restinga de Marambaia, em Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro. O local foi um dos mais terríveis centros de interrogatório e tortura do regime militar, um verdadeiro centro de extermínio, onde dezenas de opositores foram assassinados, frequentemente sob tortura.

Comentários