SILÊNCIO NO AR! – Após 63 anos, Rádio Difusora AM desliga seus transmissores de forma definitiva





BLOG do Walkir Marinho

Às 23h59min deste domingo, dia 16 de setembro de 2018, ouvintes de São Luís, do Maranhão, do Brasil e do Mundo não contarão mais com o sinal da Rádio Difusora AM 680KHz. É que a emissora da Camboa, em um processo amplo em nível nacional, migrará para a faixa de Frequência Modulada (FM), ficando portanto, a AM definitivamente extinta.

Cala-se a voz de uma das mais populares e tradicionais emissoras de rádio AM do Brasil. Dia desses, foi citado aqui no blog, os grandes expoentes da radiodifusão maranhense que passaram pela ‘Poderosa’, emprestando vozes e talentos.
Hoje, o registro vai para a segunda fase da Difusora AM 680KHz, que reiniciou sua programação convencional em 22 de outubro de 2011, após sofrer processo de arrendamento para um grupo do segmento evangélico, por exatos 11 anos.

Sob o comando da empresária Paulinha Lobão e tendo como Gerente Comercial Rose Costa, a Rádio Difusora AM contratou profissionais de peso, outros talvez não conhecidos no mundo da radiodifusão, como o titular deste blog, jornalista Walkir Marinho. Na linha de frente, dando suporte a todos os integrantes da “nova” Difusora AM, o competentíssimo Magno Silva.
Rose Costa e Magno Silva foram os profissionais responsáveis pela retomada da credibilidade e audiência da emissora da Camboa, pois souberam criar uma programação rica em notícias, cultura, esporte, musicalidade e afins. Isso proporcionou o interesse e em seguida, a conquista consistente do público ouvinte.

No esporte, o resgate da ‘Equipe 680’ ficou sob o comando de Garcia Júnior, com Fernando Souza, Edimilson Costa, Carlos Afonso, Tony Melo, França Melo, Zuzuca e o falecido Anacleto Araújo. Destaque para Canarinho e seu ‘Reminiscências Esportivas’, nas tardes de domingo, com ampla interação com os ouvintes. Já na cultura, chegaram Wilame Castelo Branco, com seu ‘Nossa Terra, Nossa Gente’ e a radialista Rose Castro. Essa ultima foi substituida pela equipe da ‘Rainha do Rádio’, Helena Leite que trouxe Joel Jacintho, Juarez Sousa, entre outros para comunicar o ‘Canta Maranhão’. Outra grande valia para a emissora da Camboa foi o programa ‘Acorda, Maranhão’, com seu ‘forró pé de serra’, apresentado por Raimundo Filho, que também já nos deixou.

No jornalismo informativo e opinativo passaram pela ‘A Poderosa’, Lázaro Azevedo, Mário Carvalho, Diogo Emir, Kim Lopes e Osvaldo Maia, entre outros.

Para falar de assuntos do cotidiano policial, o imbatível Silvan Alves. Audinha Souza também esteve pela Difusora AM com música gospel, assim como Paulinha Lobão que apresentou programa em conexão com a Difusora FM. Antonio Tavares, Henrique Martins e “Coronel” chegaram aos domingos para apresentação do ‘Troca-Troca’. O vereador Pavão Filho também levou sua mensagem evangélica através das ondas da Difusora…

Em 23 de outubro de 2011 (Dia da Asa) o programa Hora Extra alçou voo e estreou na Difusora AM com Walkir Marinho, trazendo uma miscelânea de assuntos. Entrevistas, solidariedade, debates com o público e músicas que marcaram época.

Hoje os microfones da Rádio Difusora AM680KHz estarão sendo desplugados e os transmissores desligados. Só nos resta aceitar a verdade dos fatos…

Comentários