Solenidade na Assembleia marca 30 anos da União Brasileiras de Mulheres




Fundada em 06 de agosto de 1988, após intensa mobilização das mulheres que lutaram para garantir seus direitos na Constituição de 1988, aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte em 22 de setembro daquele ano, a União Brasileira de Mulheres (UBM), comemorou os 30 anos de fundação em uma solenidade realizada na manhã desta terça-feira (14) no plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema).



O evento que contou com o apoio do deputado estadual, Marco Aurélio do (PC do B) reuniu mulheres de vários seguimentos e entidades representativas como GLBT, movimentos sociais, lideranças comunitárias e políticas. Historicamente excluídas do processo político-eleitoral por décadas, as mulheres ainda lutam contra a cultura do machismo, raiz de todas as formas de violência a que são submetidas, mas também lutam pelo reconhecimento e empoderamento.



Com esse objetivo a entidade apresentou sua plataforma política para as eleições 2018, que trata entre outros itens, alertar para a valorização de fato das pautas femininas no estado, como falta de creches, trabalho, renda e cobra dos futuros políticos eleitos, propostas que visem a paridade nos espaços de poder para as maranhenses.



"Nesses trinta anos de UBM nós estamos pautando a falta de creches, trabalho, renda e paridade para as mulheres, porque se as mulheres tiverem invisíveis e sempre a reboque dos homens, a gente nunca vai ter as mulheres no poder de verdade", disse a presidenta da UBM Maranhão, Thays Campos.

A comemoração ainda contou com a presença da poetisa e artesã, Goreth Pereira, que ao contar a sua trajetória de lutas e superação e declamar algumas poesias emocionou o público presente.











































Comentários