Prefeito Edivaldo entrega escola no Rio Anil; já são mais de 130 unidades requalificadas pela gestão


No Dia do Estudante, a U.E.B Mariana Pavão foi entregue pelo prefeito totalmente reformada e climatizada; a rede de ensino municipal já conta com mais de 800 salas de aula climatizas

Prefeito Edivaldo entrega escola no Rio Anil; já são mais de 130 unidades requalificadas pela gestão Ampliando as ações de melhoria da infraestrutura da rede municipal de ensino, que já conta com mais de 130 escolas requalificadas e mais de 800 salas de aula climatizadas, o prefeito Edivaldo entregou  sábado (11), Dia do Estudante, a Unidade de Educação Básica (U.E.B) Mariana Pavão, no Rio Anil, completamente reformada e climatizada. A requalificação do ambiente escolar faz parte do conjunto de investimentos que a Prefeitura de São Luís está realizando no bairro, que incluem a revitalização de espaços públicos e a melhoria de vias com ações do Asfalto na Rua. O trabalho beneficia moradores, que têm aprovado a iniciativa do poder público municipal na área.

"É com muita alegria que no Dia do Estudante estamos aqui no Rio Anil entregando mais uma escola totalmente reformada e climatizada, o que vai impactar positivamente no processo de ensino-aprendizagem das nossas crianças e jovens, sendo essa uma das prioridades da nossa gestão. Além do trabalho para a melhoria no ensino, o bairro do Rio Anil tem recebido investimentos em diversas áreas. Esta semana, por exemplo, inauguramos aqui uma praça, que foi requalificada e ganhou academia ao ar livre, e também iniciamos uma nova frente de trabalho do programa Asfalto na Rua contemplando o Rio Anil. É o poder público municipal se fazendo ainda mais presente no dia a dia da cidade e da população", enfatizou o prefeito Edivaldo que estava acompanhado do secretário do vice-prefeito, Julio Pinheiro, de secretários, entre eles o de Educação, Moacir Feitosa e de vereadores.

A escola recebeu pintura na parte interna e externa. Todas as salas de aula foram climatizadas, inclusive as salas de recurso e dos professores. Melhorias foram realizadas também nos três banheiros femininos, nos dois masculinos e no banheiro com acessibilidade, que ganharam novas louças e portas.



O vice prefeito Julio Pinheiro acompanhou a entrega e considera fundamental o investimento em educação. "A educação foi definida como prioridade da estão do prefeito Edivaldo. Para isso é necessário alcançarmos a melhoria da infraestrutura da rede o máximo de escola possível por meio do programa Educa Mais. O esforço é para garantir qualidade do ensino. Dessa forma, é preciso unir os aspectos pedagógicas e estruturais da escola, por isso temos atuado nessas duas frentes", ressaltou.

A reforma contemplou ainda a parte hidrossanitária e elétrica do prédio com a substituição de todas as lâmpadas, bebedouros e cadeiras por novos. Na entrada da unidade foi construída uma pequena praça que servirá como área de vivência para a comunidade escolar. Antes, o espaço era tomado pelo matagal. Melhorias também foram realizadas na quadra poliesportiva que recebeu nova cobertura.

"Essa melhoria muito contribui para a unificação do calendário. Estamos tendo regularidade do calendário em diversas escolas da rede municipal. São escolas que iniciaram efetivamente no início de fevereiro e concluíram no início de junho. Isso é muito importante para os professores, estudantes e famílias", pontuou o secretário municipal de Educação (Semed), Moacir Feitosa.



Para a diretora geral da unidade, Lindalva de Jesus Costa, a reforma veio recuperar um patrimônio da educação do município e garantir as adequadas condições de aprendizagem aos estudantes. "Esse investimento foi muito importante para que alunos, professores e até mesmo os pais ganhassem essas novas instalações. Com as salas climatizadas, o desempenho dos alunos será muito melhor", reforçou Lindalva, que é gestora da escola há mais de 10 anos.

Mãe do estudante Leonardo Lima Azevedo, 9 anos, matriculado há três anos na U.E.B Mariana Pavão, a dona de casa Juscilene Lima, moradora da Rua Bom jesus, no Rio Anil, acompanhou a solenidade de entrega da reforma da escola Mariana Pavão com alegria. "Está muito melhor do que antes. Agora meu filho terá uma escola boa para ter suas aulas", disse Juscilene.



A U.E.B Mariana Pavão funciona em prédio anexo à U.E.B Jornalista Neiva Moreira. O prédio possui quatro salas de aula, uma sala de recurso e outra de professores. 230 alunos, divididos nos turnos da manhã e tarde, estudam na unidade. São estudantes do 1º ao 4º ano, com idades de seis anos a 10 anos.

As reformas das unidades de educação básica da rede municipal integram as ações da macropolítica de educação da Prefeitura, desenvolvidas por meio do programa Educa Mais. A U.E.B Mariana Galvão é uma das 130 escolas da rede municipal contempladas com melhorias que integram o conjunto de ações da gestão Edivaldo na área.

INFRAESTRUTURA E CIDADANIA

O trabalho da Prefeitura no Rio Anil é marcado por obras de forte impacto para a população da área e reflete também nas comunidades do entorno. São ações que promovem cidadania, interação social e mais qualidade de vida aos moradores do bairro, que comemoram a chegada dos serviços essenciais.

No bairro, a Prefeitura realiza serviços de recapeamento asfáltico da Avenida Contorno - principal corredor de transporte da região e rota de acesso para outros bairros do entorno como Vila Palmeira, Bequimão, Angelim, Maranhão Novo e Ipase. São mais de dois quilômetros de asfalto, recuperando a via. O Asfalto na Rua é executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Público (Semosp) e está com frentes de trabalho em diversos bairros.

A Prefeitura contempla o bairro ainda com ações nas áreas de urbanismo, esporte e lazer. Entre estas estão a nova Praça Mirandinha, totalmente revitalizada ganhando visual arquitetônico moderno e paisagístico. O novo espaço foi entregue à comunidade na quinta-feira (9). Os serviços foram executados pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur).

A praça ganhou área de passeio completo, conjunto de 12 unidades de bancos, rampas de acessibilidade, calçadão, requalificação total da iluminação pública e uma academia ao ar livre. Na gestão do prefeito Edivaldo, cerca de 40 praças da capital foram revitalizadas.

O secretário de articulação política, Ivaldo Rodrigues, acompanhou a entrega da escola e destacou os investimentos da gestão do prefeito Edivaldo no bairro. "Estamos com ações aqui tanto na área da educação como em outras áreas, realizando melhorias significativas e recuperando os espaços públicos. Trabalhamos para que a população tenha melhor qualidade de vida a partir da inserção na educação que é primordial na formação dos nosso alunos", entende Ivaldo Rodrigues.

Comentários