Edivaldo moderniza sistema de iluminação pública da Avenida dos Franceses


O trabalho integra o maior programa de iluminação pública já realizado na capital que vem sendo executado pela gestão do prefeito Edivaldo; somente nesta avenida são mais de 400 pontos de luz, compreendendo toda a extensão da via



Em plena expansão, os serviços de revitalização e modernização do sistema de iluminação pública da capital, executados pela Prefeitura de São Luís na gestão do prefeito Edivaldo, têm proporcionado à cidade um novo aspecto, com ruas e avenidas melhor iluminadas, mais bonitas e seguras à circulação de pessoas e veículos. Os serviços chegaram a novos trechos da Avenida dos Franceses, um dos mais importantes corredores de transportes da cidade e que também recebeu obras de intervenções viárias, melhorando significativamente o fluxo de veículos na via. A melhoria do parque de iluminação pública da capital é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Na gestão do prefeito Edivaldo foi implantado o maior programa de melhoria e modernização da iluminação já realizado na capital. São mais de 60 km de rede de iluminação de LED nas avenidas. No total, a cidade já recebeu mais de 15 mil pontos de luz branca. A meta fixada pelo prefeito é chegar ao final de 2020 com 80 mil pontos de luz branca. Somente na Avenida dos Franceses, o programa de melhoria do sistema de iluminação consiste na renovação de mais de 400 pontos de luz, compreendendo toda a extensão da via.

No local, as lâmpadas antigas de luz amarela de vapor de sódio estão sendo substituídas por luminárias brancas à base de vapor metálico, que são mais econômicas, eficientes e proporcionam ao espaço uma incidência luminosa de maior alcance, além de deixar a avenida mais bonita. O serviço de reestruturação do sistema de iluminação da Avenida dos Franceses contempla ainda a reforma dos braços ornamentais e pintura dos postes. Na via já haviam sido renovados 80 pontos de iluminação, que conferiram à área um aspecto ainda melhor depois dos serviços de urbanização realizados no local.

Além da Franceses, outras ruas e avenidas de grande fluxo da capital também já foram contempladas com serviços de revitalização e modernização do sistema de iluminação pública, recebendo novas luminárias de LED ou do tipo branca. Entre as avenidas contempladas estão Litorânea, Holandeses, Marechal Castelo Branco, Guajajaras, Daniel de La Touche, Colares Moreira, Portugueses, Libaneses, Jerônimo de Albuquerque, Ana Jansen, São Marçal, Agricultores, Avicênia, Tirirical e Tupinambá, entre outras.



"Implantamos a nova iluminação de acordo com o espaço que vai receber o serviço. Há setores que requerem apenas revitalização das luminárias, já há outros que a iluminação com LED é mais apropriada e outros pontos, como no Centro Histórico, que temos de preservar as características arquitetônicas e histórias do lugar, utilizando iluminação de acordo com o local", observou o secretário Antonio Araújo.

Assim como as vias da cidade, outros espaços públicos e monumentos da capital também foram beneficiados com serviços de melhoria da iluminação: praças, parques, pontes, monumentos e áreas do Centro Histórico ganharam novo aspecto a partir da modernização da iluminação, deixando esses espaços muito mais belos à apreciação dos visitantes.

SERVIÇOS

O programa de revitalização da iluminação já contemplou mais de 150 bairros, sendo que em muitos deles o sistema apresentava-se bastante deficiente, como na Cidade Olímpica, Cidade Operária, Ilhinha, Cohama, Renascença, Forquilha, Coroadinho, Planalto Pingão, Residencial Pinheiros, Vila Brasil, São Bernardo, São Cristóvão, Jardim São Cristóvão, Ipem São Cristóvão, Residencial Nestor, Jardim São Raimundo, Apeadouro, Liberdade, Vila Passos, Madre Deus, Monte Castelo, Fé em Deus, Cruzeiro de Santa Bárbara, São Raimundo, Vila Vitória, Residencial Nova Vida, Nova Jerusalém, Anjo da Guarda, entre outros bairros que deixaram para trás a triste realidade de vias escuras ou mal iluminadas.

Em muitos dos locais contemplados houve a substituição das lâmpadas denominadas amarelas pelas luminárias com tecnologia LED, que são econômicas e mais eficientes, além de não emitir radiação IV/UV, o que evita danos à pele das pessoas e às plantas. Além do que já foi feito, o planejamento para o setor prevê ainda a instalação de mais 10.773 novos pontos de luz branca até o final deste ano; outros 32.322 em 2019 e 21.548 até dezembro de 2020.

Comentários