Edivaldo entrega escola no Rio Anil; já são mais de 130 unidades requalificadas pela gestão

No Dia do Estudante, a U.E.B Mariana Pavão foi entregue pelo prefeito totalmente reformada e climatizada; a rede de ensino municipal já conta com mais de 800 salas de aula climatizas


Ampliando as ações de melhoria da infraestrutura da rede municipal de ensino, que já conta com mais de 130 escolas requalificadas e mais de 800 salas de aula climatizadas, o prefeito Edivaldo entregou  sábado (11), Dia do Estudante, a Unidade de Educação Básica (U.E.B) Mariana Pavão, no Rio Anil, completamente reformada e climatizada. A requalificação do ambiente escolar faz parte do conjunto de investimentos que a Prefeitura de São Luís está realizando no bairro, que incluem a revitalização de espaços públicos e a melhoria de vias com ações do Asfalto na Rua. O trabalho beneficia moradores, que têm aprovado a iniciativa do poder público municipal na área.

"É com muita alegria que no Dia do Estudante estamos aqui no Rio Anil entregando mais uma escola totalmente reformada e climatizada, o que vai impactar positivamente no processo de ensino-aprendizagem das nossas crianças e jovens, sendo essa uma das prioridades da nossa gestão. Além do trabalho para a melhoria no ensino, o bairro do Rio Anil tem recebido investimentos em diversas áreas. Esta semana, por exemplo, inauguramos aqui uma praça, que foi requalificada e ganhou academia ao ar livre, e também iniciamos uma nova frente de trabalho do programa Asfalto na Rua contemplando o Rio Anil. É o poder público municipal se fazendo ainda mais presente no dia a dia da cidade e da população", enfatizou o prefeito Edivaldo que estava acompanhado do secretário do vice-prefeito, Julio Pinheiro, de secretários, entre eles o de Educação, Moacir Feitosa e de vereadores.

A escola recebeu pintura na parte interna e externa. Todas as salas de aula foram climatizadas, inclusive as salas de recurso e dos professores. Melhorias foram realizadas também nos três banheiros femininos, nos dois masculinos e no banheiro com acessibilidade, que ganharam novas louças e portas.



O vice prefeito Julio Pinheiro acompanhou a entrega e considera fundamental o investimento em educação. "A educação foi definida como prioridade da estão do prefeito Edivaldo. Para isso é necessário alcançarmos a melhoria da infraestrutura da rede o máximo de escola possível por meio do programa Educa Mais. O esforço é para garantir qualidade do ensino. Dessa forma, é preciso unir os aspectos pedagógicas e estruturais da escola, por isso temos atuado nessas duas frentes", ressaltou.

A reforma contemplou ainda a parte hidrossanitária e elétrica do prédio com a substituição de todas as lâmpadas, bebedouros e cadeiras por novos. Na entrada da unidade foi construída uma pequena praça que servirá como área de vivência para a comunidade escolar. Antes, o espaço era tomado pelo matagal. Melhorias também foram realizadas na quadra poliesportiva que recebeu nova cobertura.

"Essa melhoria muito contribui para a unificação do calendário. Estamos tendo regularidade do calendário em diversas escolas da rede municipal. São escolas que iniciaram efetivamente no início de fevereiro e concluíram no início de junho. Isso é muito importante para os professores, estudantes e famílias", pontuou o secretário municipal de Educação (Semed), Moacir Feitosa.



Para a diretora geral da unidade, Lindalva de Jesus Costa, a reforma veio recuperar um patrimônio da educação do município e garantir as adequadas condições de aprendizagem aos estudantes. "Esse investimento foi muito importante para que alunos, professores e até mesmo os pais ganhassem essas novas instalações. Com as salas climatizadas, o desempenho dos alunos será muito melhor", reforçou Lindalva, que é gestora da escola há mais de 10 anos.

Mãe do estudante Leonardo Lima Azevedo, 9 anos, matriculado há três anos na U.E.B Mariana Pavão, a dona de casa Juscilene Lima, moradora da Rua Bom jesus, no Rio Anil, acompanhou a solenidade de entrega da reforma da escola Mariana Pavão com alegria. "Está muito melhor do que antes. Agora meu filho terá uma escola boa para ter suas aulas", disse Juscilene.



A U.E.B Mariana Pavão funciona em prédio anexo à U.E.B Jornalista Neiva Moreira. O prédio possui quatro salas de aula, uma sala de recurso e outra de professores. 230 alunos, divididos nos turnos da manhã e tarde, estudam na unidade. São estudantes do 1º ao 4º ano, com idades de seis anos a 10 anos.

As reformas das unidades de educação básica da rede municipal integram as ações da macropolítica de educação da Prefeitura, desenvolvidas por meio do programa Educa Mais. A U.E.B Mariana Galvão é uma das 130 escolas da rede municipal contempladas com melhorias que integram o conjunto de ações da gestão Edivaldo na área.

INFRAESTRUTURA E CIDADANIA

O trabalho da Prefeitura no Rio Anil é marcado por obras de forte impacto para a população da área e reflete também nas comunidades do entorno. São ações que promovem cidadania, interação social e mais qualidade de vida aos moradores do bairro, que comemoram a chegada dos serviços essenciais.

No bairro, a Prefeitura realiza serviços de recapeamento asfáltico da Avenida Contorno - principal corredor de transporte da região e rota de acesso para outros bairros do entorno como Vila Palmeira, Bequimão, Angelim, Maranhão Novo e Ipase. São mais de dois quilômetros de asfalto, recuperando a via. O Asfalto na Rua é executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Público (Semosp) e está com frentes de trabalho em diversos bairros.

A Prefeitura contempla o bairro ainda com ações nas áreas de urbanismo, esporte e lazer. Entre estas estão a nova Praça Mirandinha, totalmente revitalizada ganhando visual arquitetônico moderno e paisagístico. O novo espaço foi entregue à comunidade na quinta-feira (9). Os serviços foram executados pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur).

A praça ganhou área de passeio completo, conjunto de 12 unidades de bancos, rampas de acessibilidade, calçadão, requalificação total da iluminação pública e uma academia ao ar livre. Na gestão do prefeito Edivaldo, cerca de 40 praças da capital foram revitalizadas.

O secretário de articulação política, Ivaldo Rodrigues, acompanhou a entrega da escola e destacou os investimentos da gestão do prefeito Edivaldo no bairro. "Estamos com ações aqui tanto na área da educação como em outras áreas, realizando melhorias significativas e recuperando os espaços públicos. Trabalhamos para que a população tenha melhor qualidade de vida a partir da inserção na educação que é primordial na formação dos nosso alunos", entende Ivaldo Rodrigues.

Comentários