Decisão de juíza da cozinha de Sarney quis fazer com Dino o que fizeram com Jackson Lago?!

Dino foi considerado inelegível, mas disputará as eleições. O caso lembrou o que fizeram com o ex-governador Jackson Lago, cassado em 2009. A juíza demonstrou num poste em uma rede social que é intimamente ligada à família Sarney.




Anelise Nogueira Reginato, juíza eleitoral de Coroatá, determinou a inelegibilidade por oito anos do governador Flávio Dino por suposto abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2016. A magistrada tem o pé na cozinha da família Sarney, adversária de Dino.

A ação, movida há dois anos e aceita por Reginato às vésperas das eleições, partiu da coligação "Coroatá com a força de todos", liderada por Teresa Murad, mulher do ex-secretário de saúde de Roseana Sarney, Ricardo Murad. O governador foi acusado pela coligação de usar o programa Mais Asfalto para beneficiar Luís de Amovelar, do PT, candidato à prefeito de Coroatá em 2016.

A magistrada cita um áudio no qual o secretário de Comunicação Social e Assuntos Políticos do Maranhão, Márcio Jerry, teria prometido a entrega do asfalto "com as eleições (...) dia 2 de outubro".

Em seu twitter, Dino afirmou que ele o vice-governador Carlos Brandão Junior não estão inelegíveis para estas eleições. "O resto é a velha prática do grupo Sarney/Murad. Estão com síndrome de abstinência de privilégios. Aí ficam inventando coisas sem sentido."

Como a decisão é em primeira instância, Dino não será impedido de concorrer. Segundo interlocutores do governador, o principal risco, caso ele se reeleja, é a partir de 2019, quando a ação deve chegar ao Tribunal Regional Eleitoral. Uma decisão desfavorável a Dino poderia levar a uma cassação de seu mandato, que teria de ser confirmada no Tribunal Superior Eleitoral.

O caso preocupa ao lembrar a campanha judicial contra o ex- governador Jackson Lago, eleito em 2006, "morto" em 2011. Ele foi acusado de abuso de poder econômico e de compra de votos por Roseana Sarney, que ficou em segundo lugar no pleito. Em 2009, o TSE julgou a ação movida pela filha de José Sarney e decidiu, em votação apertada, anular os votos de Lago e de seu vice por abuso de poder. À época, o tribunal ordenou a diplomação de Roseana.

A equipe do governo estadual confia que o clima no judiciário local e nacional mudou desde então. Eles se apegam a uma decisão favorável a Luciano Leitoa (PSB), prefeito de Timon e aliado de Dino. Leitoa sofreu ação semelhante como a de Dino: foi acusado de abuso de poder político pelo uso eleitoral do programa Mais Asfalto. De acordo com interlocutores do governador a acusação contra Leitoa não prosperou no TRE.

Apesar de analisar que há uma jurisprudência favorável, quadros próximos a Dino preocupam-se com o "fantasma" do caso Jackson Lago, até pelo ambiente desfavorável no judiciário nacional em relação ao caso de Lula. Ex-juiz federal, Dino confia que a condenação será revertida na Justiça, mas a conjuntura política inspira cuidados.

Anelise tem laços com a família Sarney, a juíza excluiu sua conta do Facebook após blogs divulgarem uma postagem da magistrada em que ela avisava estar na TV Mirante, "Nada como se sentir em casa, bem à vontade, sem chinelo... Ah...", escreveu a juíza.






A magistrada é casada com Márcio Fontenele, filho do radialista Hebert Fontenele, que trabalhou por anos no Sistema Mirante e o seu marido tem relações próximas Edinho Lobão. Portanto, fica a pergunta seria coincidência alguém tão próximo à família do oligarca (pra não dizer da cozinha do Sarney) condenar o adversário político número um da velha raposa?!






Estaria em curso um duro golpe no comunista aos moldes do que aconteceu com o Dr. Jakson Lago?! Abre o olho Dino!






















Da Carta Capital, com edição.

Comentários