Público lota Arraial da Maria Aragão em noite de apresentações locais e nacionais

O espaço integra o São João de Todos, parceria entre Prefeitura de São Luís e Governo do Estado e reuniu uma multidão no segundo dia da festa que prossegue até o dia 1º de julho, com programação diária das 18h às 01h

Uma multidão assistiu à programação que teve como ponto alto o show de Flávia Bittencourt e convidadosMais de 20 mil pessoas estiveram presentes neste sábado (16), segundo dia de programação do Arraial da Praça Maria Aragão, segundo estimativas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. A noite foi repleta de apresentações com grupos de dança do boiadeiro, tambor de crioula e bumba boi dos sotaques de costa de mão e matraca, além do show da cantora Flávia Bittencourt e seus convidados: Alceu Valença, Nando Cordel e Lena Machado. O arraial integra o São João de Todos, parceria entre Prefeitura de São Luís e Governo do Estado.

"Preparamos essa grande festa para acolher ludovicenses e turistas que vêm prestigiar o São João e já no segundo dia de evento vemos o Arraial da Maria Aragão lotado, superando as expectativas de público para a noite. Para nós é uma satisfação ver o resultado da gestão com esse retorno positivo do público e estamos empenhados para fazer comque São Luís continue tendo um dos melhores São João do Brasil", destacou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

A primeira apresentação da noite ficou por conta do Tambor de Crioula Mirim Arte Nossa, composto por crianças da Rua da Palma, Centro Histórico de São Luís. Logo depois, foi a vez do grupo Country Cowboy de Ouro. A terceira apresentação da noite foi do boi de costa de mão da Soledade, sotaque homenageado no São João de Todos 2018. Em seguida, se apresentou o grupo alternativo Novilho Branco.

SHOW
Com a Praça Maria Aragão e parte do Largo dos Amores lotados, a cantora maranhense Flávia Bittencourt adentrou o palco do arraial e levantou a multidão presente com composições de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Donato Alves (Boi de Axixá), João do Vale e Chico Maranhão. Em seguida, foi a vez dos convidados com a maranhense Lena Machado, e os pernambucanos Nando Cordel e Alceu Valença.

O show apresentado por Flávia no palco da Maria Aragão foi gravado ao vivo por uma equipe de filmagens da cantora e deve ser editado e transformado em DVD. "Nem tem como descrever a emoção que estou vivendo nessa noite", declarou a artista minutos antes de se apresentar.

Nando Cordel, por sua vez, recordou sucessos como "Você endoideceu Meu Coração" e "É de dá Água na Boca", que ecoaram pela Avenida Beira-Mar com o coro de vozes de ludovicenses emocionados com o desempenho de um artista nordestino tão querido pelo público. "Volto já, São Luis", disse o artista na despedida do palco.

Alceu Valença celebrou o retorno à São Luís, onde já fez shows outras vezes, com a belíssima "Girassol". O público cantou e dançou essa composição e todas as demais que vieram a seguir. Muito bem humorado, o cantor antes da apresentação, comentava entre jornalistas sobre a importância das festas de São João para a economia. "Movimenta o comércio. Os comerciantes ambulantes podem faturar também, é uma beleza", afirmou.

"La Belle de Jour", "Anunciação" e "Tropicana" também entraram no repertório de Alceu servido ao público da Maria Aragão. No final da apresentação, o artista fez questão de ressaltar que tinha sido convidado pela cantora Flávia para participar do DVD que ela estava preparando e passou o microfone para a anfitriã.

A família Ribeiro era só elogios às apresentações. "Foi uma noite perfeita, as músicas são verdadeiros hinos da nossa nação nordestina. A gente sente um orgulho ao cantar e dançar. Alceu foi maravilhoso e muito simpático com o público", comentou o pai João da Cruz Ribeiro.

O casal Sávio Lúcio Araújo e Ana Cleide Bispo também elogiaram os shows. "Gostamos de tudo. Só queria que o Alceu e o Nando Cordel tivessem cantando mais algumas canções, pois são artistas que realmente empolgam e as músicas são lindas. Excelente a iniciativa de juntar cantores nacionais com os locais", ressaltou Ana Cleide.

ARRAIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL

O sábado (16) também foi dia de outra atividade com iniciativa da Prefeitura de São Luís, o "Arraial contra o Trabalho Infantil", que integra 18 atividades do município que serão realizadas durante o mês de junho nos arraias, com o objetivo de sensibilizar e alertar a população sobre a situação da criança diante do trabalho infantil.

"Estamos trazendo uma temática muito importante para o desenvolvimento do nosso país e da nossa cidade, o combate ao trabalho infantil. Com orientação do prefeito Edivaldo, cedemos o espaço na programação junina do Arraial da Maria Aragão para que pudéssemos reforçar esta campanha com a participação das famílias e usando a cultura como mote principal de transformação social", contou o gestor da Secult, Marlon Botão.

As crianças do Tambor de Crioula Mirim Arte Nossa participaram da ação. "Trabalhamos a inclusão social das crianças por meio do tambor de crioula, porque entendemos que é preciso salvaguardar os meninos e meninas carentes de situação de exploração do trabalho infantil, que é habito, infelizmente, ainda visto em algumas casas em nossa cidade", afirma Simei Dantas, coordenadora do grupo que contempla 80 crianças do Centro Histórico de São Luís.

PROGRAMAÇÃO
O Arraial da Maria Aragão se estende até o dia 1º de julho, com programação diária das 18h às 01h. Neste domingo (17) se apresentam os grupos Cacuriá Mirim Rabo de Saia, Coco Pirinã, a Dança Aliança Portuguesa, Bumba Boi de Upaon Açu, show com a Banda Forró Vinil, Boizinho Barrica e o Boi Brilho da Ilha. Na Arena do Forró, quem comanda o arrasta-pé são as bandas Bom Demais e Pé no Chão.

Na segunda-feira (18), a programação será especial em alusão ao Dia Nacional do Tambor de Crioula. A partir das 14h, no Auditório da Praça Maria Aragão, a Secult apoia o projeto do Mestre Paulo 'Tambor de crioula e seus mestres: Ensinando e aprendendo', que fará uma roda de conversa com mestres, mestras e coreiras, além de apresentação de vídeos dos grupos e uma roda de tambor.

Às 19h, no tablado do Arraial da Maria Aragão, se apresentam os grupos: União de São Benedito (Mestre Felipe), Turma dos Crioulos, Cravo e Rosa de São Benedito, Tambor de Leonardo, Unidos Venceremos, Oriente, Maranhão (Mestre Basílio), Juventude de São Benedito, Tijupá e Aruanda.

A programação da noite segue com Companhia Encantar, Show Marajunino, Boi Capricho do Povo (Baixada) e Boi Brilhoso do Sol e Mar (orquestra). Na Arena do Forró, shows com Forró Pé de Moleque e Zeca Melo, a partir das 20h.

Comentários