PROFESSOR ODAIR JOSÉ PARTICIPA DO ARRAIAL DA EDUCAÇÃO


Com o tema “Fazendo golaço com as conquistas” e com a participação de centenas de pessoas o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) realizou, no último sábado (23), em sua sede social, às vésperas do Dia de São João, o Arraial da Educação, festa junina que já é tradição no calendário cultural da entidade.
O forró pé de serra “Magias de Ritmos” abriu a programação, que também contou com outras apresentações típicas da quadra junina, como a dança portuguesa, dança country, Cacuriá e o Bumba-meu-boi: o de orquestra, do Bequimão, e o de matraca do João Paulo, fazendo a alegria dos educadores.  O Cacuriá do Candinho também animou a plateia, que se envolveu com a brincadeira. “São mais de dez anos que o sindicato realiza este evento. Já é tradição”, destacou o secretário de Cultura, Euges Lima.
“Com mais este arraial, estamos valorizando nossa categoria, que não descansa na luta por direitos. É aguerrida. Com este tema – Fazendo um Golaço nas Conquistas – estamos destacando o momento de conquistas, das vitórias de alcançamos, como o reajuste, as progressões, as promoções, as titulações e também aqueles direitos que foram tirados lá atrás e a direção do Sindicato luta para que sejam assegurados, como as diferenças da descompressão da tabela, os recursos dos precatórios do Fundef e agora, mais recente, a decisão judicial que assegura o pagamento da diferença de 21,7% nos salários, a partir de 2006”, destacou o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira.
Participação
Os ex-presidentes do Sinproesemma, o professor Odair José, pré-candidato a deputado estadual, e o professor Julio Pinheiro, vice-prefeito de São Luís, participaram do arraial e destacaram a importância de valorizar e integrar a categoria por meio de ações culturais como o Arraial da Educação.
“Estou muito feliz em participar novamente deste evento. Um momento festivo de muita alegria, que é o período da maior festa popular do estado. A festa junina é símbolo de resistência da nossa história, da firmeza e da esperança do nosso povo. Foi na gestão do nosso companheiro, Odair José, que elevamos o sindicato à referência nacional na luta pela qualidade na educação pública. Precisamos continuar firme e forte nesta caminhada”, ressaltou o vice-prefeito Julio Pinheiro.
Presidente do Sindicato por dois mandatos, o professor Odair José também destacou o crescimento da entidade. “Foi um prazer servir à nossa categoria e participar novamente desse evento, em clima de alegria, de confraternização e também de reflexão sobre os caminhos de lutas da nossa entidade. O professor Raimundo Oliveira tem conduzido muito bem a nossa categoria, tem sido um guerreiro, um lutador, um baluarte, demonstrando capacidade para conduzir as lutas da classe. Eu, depois de uma rápida passagem ocupando cargo do Governo do Estado, retorno à nossa base da educação para somar mais uma vez nessa luta, que ainda temos muitos direitos a conquistar”, disse Odair.
A secretária de Representação dos Núcleos Municipais, Janice Nery, lembrou da importância da união em torno das lutas para alcançar as vitórias e destacou a atuação dos dois ex-presidentes, Julio Pinheiro e Odair José, que deram contribuição na história de lutas do sindicato.
Também participaram do evento e subiram ao palco para saudar os educadores, os secretários Eunice Brussio (Aposentados); secretária-adjunta de Aposentados, Edna Castro; o secretário de Finanças, José dos Santos Brussio; secretária-adjunta de Representação de Núcleos, Mary Braga; secretário de Assuntos Jurídicos, Henrique Oliveira; secretário de Administração e Patrimônio, João Sá; secretária-adjunta de Cultura, Jori Mary, e a secretária-geral, Isabel Lins.
A festa encerrou como a apresentação e batismo do Boi de João Paulo, sotaque de matraca, que fez uma bela apresentação aos educadores, elegendo como padrinhos os diretores do sindicato.

Comentários