Prefeitura de São Luís participa do lançamento da segunda etapa do "Mutirão Rua Digna"

Vice-prefeito Julio Pinheiro representou o prefeito Edivaldo no evento












O vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, representando o prefeito Edivaldo, participou do ato de lançamento da ampliação do "Mutirão Rua Digna". O programa de pavimentação de vias públicas, executado pelo Governo do Estado, já beneficiou 80 ruas e irá atender, nesta segunda etapa, mais 133 vias, alcançando mais 50 comunidades com as ações do programa, que também gera emprego e renda, na Grande Ilha e nos municípios do Plano "Mais IDH".

O programa é executado pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e deve gerar, com os novos projetos, cerca de 2.400 novas oportunidades de trabalho. Em São Luís, serão 42 ruas beneficiadas.

Durante o evento o governador Flávio Dino assinou a ampliação, acompanhado dos representantes dos municípios da Grande Ilha: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, além de moradores das comunidades que serão contempladas nesta segunda fase.

Flávio Dino destacou que o programa tem a virtude de fazer com que a própria sociedade se mobilize, já que se baseia na noção de economia solidária. "O poder público entra ajudando nesse processo de organização e com o apoio financeiro para que com isso nós tenhamos um duplo benefício: de um lado, as pessoas melhoram as portas das suas casas, a sua vizinhança, o seu bairro; e do outro, elas trabalham, são remuneradas, por isso nós alcançamos mais uma meta que é o combate ao desemprego", destaca o governador Flávio Dino.

“Além das ações dos programas Asfalto na Rua, da Prefeitura de São Luís, e o Mais Asfalto, do Governo do Estado, uma combinação importante para garantir a infraestrutura e a mobilidade urbana nos grandes corredores, com drenagem e pavimentação em ruas e avenidas, temos esse esforço conjunto do Mutirão Rua Digna, que alcança o máximo de bairros possível e integra a comunidade, por meio das entidades, em ações que promovem emprego e renda, aquecimento da economia local, com a garantia desse direito importante que é a rua digna. Todos estão de parabéns, o governador, as prefeituras e as comunidades", ressaltou o vice-prefeito Julio Pinheiro.

AMPLIAÇÃO

O projeto de ampliação também atende comunidades dos municípios de Raposa, com 6 ruas beneficiadas; Paço do Lumiar, 43, e São José de Ribamar, 42 vias. Na primeira etapa, o programa alcançou 80 ruas, sendo 27 em São Luís e as demais em São José de Ribamar, Paço do Lumiar e em municípios atendidos por ações do Plano Mais IDH.

"É com muita alegria que lançamos a segunda fase do programa que já beneficiou milhares de famílias, tanto na Grande Ilha quanto em 22 municípios do Plano Mais IDH", disse o secretário de Estado doTrabalho e Economia Solidária, Hernando Macedo.
Parceria

O programa "Mutirão Rua Digna" é executado por meio de parceria com a comunidade. A mão de obra dos projetos é da própria comunidade beneficiada. Cada projeto gera, em média, 49 vagas de trabalho temporário. "De 27 unidades federadas, nós somos o quinto Estado que mais gerou empregos, mostrando o acesso dessa ousadia de fazer investimentos públicos maciços para garantir o trabalho para população", afirma o governador.

Comentários