O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), através da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDECMA), informa que tem acompanhando de perto as 19 cidades com eventos adversos relacionados a enxurradas, alagamentos e inundações, além da situação das famílias desabrigadas.

Os atuais municípios afetados com esses eventos e que emitiram notificação ao órgão são: Marajá do Sena, Pedreiras, Trizidela do Vale, Nina Rodrigues, Lago dos Rodrigues, Presidente Vargas, Brejo, Paulino Neves, Bacabal, Imperatriz, São João do Sóter, Tuntum, São Luiz Gonzaga, Rosário, Timbiras, Cantanhede, Caxias, Codó e Formosa da Serra Negra.

A Defesa Civil mantém equipes em todos os municípios que solicitaram o apoio.

Em nove dos municípios afetados já foi decretada Situação de Emergência: Marajá do Sena, Pedreiras, Trizidela, Lago dos Rodrigues, Presidente Vargas, Brejo, São João do Sóter, Tuntum e Caxias.

Dentro do Plano de Contingência, um posto de comando da Defesa Civil foi instalado em Trizidela do Vale para realizar o atendimento dos municípios do Centro Maranhense, banhados pela bacia hidrográfica do Mearim, local onde está a maioria das cidades com quadro de inundação.

Sobre a quantidade de famílias afetadas pelas inundações, foram registrados casos nos seguintes municípios:

Marajá do Sena – 114 famílias afetadas
Pedreiras – 100 famílias afetadas
Trizidela do Vale – 250 famílias afetadas
Presidente Vargas – 300 famílias
Brejo – 16 famílias afetadas
Bacabal – 11 famílias afetadas
Imperatriz – 150 famílias afetadas
Cantanhede – 1 família afetada
Tuntum - 376 famílias afetadas
Caxias - 38 famílias afetadas
Codó - 15 famílias afetadas
São João do Sóter - 250 famílias afetadas
Lago dos Rodrigues - 2 famílias afetadas




Comentários