Edivaldo segue promovendo concursos para a melhoria dos serviços públicos


O prefeito Edivaldo segue, mesmo diante da crise no cenário nacional, reforçando o quadro de servidores municipais; próximo certame, com inscrições que se iniciam na próxima quinta-feira (7), será realizado para contratação de Auditor Fiscal de Tributos na Semfaz.


A Prefeitura de São Luís segue investindo na realização de concursos públicos para a melhoria dos serviços oferecidos para a população. Mesmo com cenário de crise nacional, a Prefeitura de São Luís já promoveu concursos nas áreas da Educação, Assistência Social, Controladoria-Geral e Procuradoria-Geral do Município o que representa também novas oportunidades de trabalho em um momento em quer há retração do mercado. O próximo certame, com inscrições que se iniciam na próxima quinta-feira (7), será realizado para contratação de Auditor Fiscal de Tributos na Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz).

O anuncio do novo concurso foi feito na última quarta-feira (30). O prefeito Edivaldo destacou a ação como uma importante iniciativa para qualificar os serviços públicos, agora na área da Fazenda, considerando que o último concurso para esta área foi realizado há quase 30 anos. "Nossa proposta é, considerando as prioridades, seguir investindo em estratégias que contribuam para a melhorias dos serviços prestados pela Prefeitura à população. Mesmo com o cenário nacional desfavorável, conseguimos com planejamento e equilíbrio financeiro continuar reforçando o nosso quadro de servidores municipais, contratando novos profissionais e qualificando ainda mais os serviços", disse o gestor municipal.

A secretária municipal de Administração, Mittyz Rodrigues, destacou que este é o quinto concurso público realizado na gestão do prefeito Edivaldo. "O planejamento e a execução de concursos públicos refletem o compromisso social com o ingresso de servidores efetivos no quadro de pessoal do município. A renovação do quadro funcional assegura a empregabilidade de profissionais de carreira para a ampliação e continuidade dos serviços prestados à população de São Luís, com eficácia e qualidade", enfatizou Mittyz Rodrigues.

SOBRE O EDITAL

O certame para o provimento de 10 vagas mais cadastro de reserva para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos será realizado no dia 29 de julho próximo, com provas aplicadas em São Luís, nos períodos da manhã e tarde. As inscrições podem ser feitas até às 14h do dia 28 de junho, exclusivamente via internet, no site www.concursosfcc.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 200,00 e os pedidos de isenção devem ser feitos também pelo site, no período de 7 a 13 de junho.

O edital do concurso está disponível no site do Diário Oficial do Município (www.saoluis.ma.gov.br) e no endereço eletrônico da empresa executora do certame, Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br). O concurso público será executado pela Fundação Carlos Chagas. Das 10 vagas para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos I, oito vagas são para a área de Abrangência Geral e duas para a de Tecnologia da Informação. A remuneração total inicial do cargo é de R$ 10.181,24. O processo, coordenado pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), se constitui de provas objetiva e discursiva (a serem realizadas no mesmo dia e com caráter habilitatório e classificatório), além de avaliação de títulos (com caráter classificatório).

O secretário municipal de Fazenda, Delcio Rodrigues, destacou que a iniciativa representa um grande avanço para a área. Ele enfatizou que o município tem uma defasagem de praticamente 30 anos no quadro de servidores na área. Além de muito antigo, a grande maioria dos atuais profissional já está em processo de aposentadoria. Por isso, o certame prevê também o cadastro de reserva, para que o poder público municipal possa suprir as vagas que vão surgir em decorrência das aposentadores que forem efetivadas nos próximos anos.

"Os novos auditores fiscais de tributos vão agregar valor ao serviço, tendo em vista as varias mudanças ocorridas na legislação tributária. Se faz necessária a inclusão de um corpo novo de profissionais para estar à frente de todos esses novos projetos na área tributária, como o Simples Nacional, a fiscalização de cartões de créditos, a fiscalização de Imposto sobre Serviços (ISS) de profissionais autônomos, entre outros", observou Delcio Rodrigues.

CONCURSOS

Além do concurso aberto esta semana para a função de auditor fiscal de tributos, está em curso também o certame para provimento de cargos na Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas). O certame para o preenchimento de 52 cargos de nível superior na Assistência Social do município está na fase final de análises de provas e títulos. Estão sendo oferecidas vagas para as áreas de Serviço Social, Direito e Psicologia. O concurso prevê ainda cadastro de reserva para a área.

O concurso visa fortalecer a política pública da gestão do prefeito Edivaldo voltada para a Assistência Social, reforçando o quadro de servidores municipais que atuam na área. Também para reforçar o trabalho e as políticas de transparência da gestão municipal, o prefeito Edivaldo deu posse, em fevereiro do passado, a 10 novos auditores de Controle Interno do Município, aprovados no último concurso público para a área. A iniciativa teve como finalidade imprimir ainda mais responsabilidade no controle interno da gestão no que diz respeito à aplicação dos recursos públicos e observância às leis que regem as finanças da municipalidade.

Com a posse dos novos auditores, a atual gestão dobrou o quadro de profissionais da área, atendendo a uma demanda antiga do setor, após quase 10 anos sem que tenha havido qualquer concurso para a função no município. A iniciativa concretiza o compromisso assumido pelo prefeito Edivaldo com a população de governar com transparência e responsabilidade, combatendo a corrupção e aplicando o dinheiro público da melhor forma possível.

O auditor de Controle Interno, Cristiano de Sousa Leão, nomeado no ano passado pelo prefeito Edivaldo, relata a importância dada pela atual gestão municipal ao trabalho desempenhado na área. "Em poucos dias de trabalho como auditor de Controle Interno, pude perceber a importância que é dada ao controle e a transparência no município de São Luís, uma vez que 100% dos processos de pagamento passam pela Controladoria para homologação. Observei também que, com a nomeação de novos auditores, a reestruturação na carreira e reforma da nova sede da CGM, a administração municipal buscou dar melhores condições para a realização das auditorias internas nos diversos órgãos municipais", relatou ele.

Outra área que também ganhou reforços com a contratação de novos profissionais foi a Procuradoria-Geral do Município. O setor também não realizava concursos públicos há mais de 15 anos. O concurso foi realizado em 2015, para provimento de 20 vagas para o cargo de procurador do município, sendo que 16 candidatos aprovados já foram convocados pela Prefeitura de São Luís.

Com a inclusão de novos profissionais no quadro da Procuradoria-Geral do Município, a Prefeitura de São Luís fortaleceu ainda mais o trabalho desempenhado pelo órgão, estruturando os serviços prestados na área para garantir melhor defesa do erário público e assegurando ao cidadão que o respeito à coisa pública é uma das tônicas da atual gestão. A área de Educação também foi contemplada com concurso reforçado o quadro de profissionais na área. o concurso ofereceu vagas nos níveis médio e superior, incluindo oportunidades para magistério e, pela primeira vez, vagas na Educação Especial.

Comentários