Antonieta Lago: veja aqui quem é a liderança que está  "assustando" políticos na área  do Turú!!




Um fenômeno social vem acontecendo na região do Turú em São Luis. Uma mulher negra e de origem humilde vem  fazendo história e arrastão de povo por onde passa! As pessoas  querem ouvir as suas propostas, querem saber mais da mulher que está incomodando os políticos "poderosos".  Mulher que não foge da luta diária na comunidade e está sempre pronta para socorrer àqueles que precisam. Seja com uma palavra amiga, ou com a ajuda de amigos, ela sempre dá um jeito estendendo as mãos à todos que precisam. A popularidade dela está causando preocupação e já tem gente  usando de artimanhas para tentar sufocar o belíssimo trabalho que ela vem fazendo há anos e que agora colhe os frutos com o reconhecimento da comunidade. Mas como a luta é uma marca positiva em sua vida, ela não se deixa abater e a resposta em número de gente que acompanha os seus eventos. Confira um pouco de sua trajetória e saiba por que Antonieta Lago vem sendo considerada no Turú como, "Nova Força do Povo".



Perfil de Antonieta Lago Teixeira - Faz parte de uma família de origem do interior do Estado, nascida na cidade de Pedreiras-Ma, onde viveu parte de sua infância. Na luta por melhores condições de vida e em função das constantes enchentes do Rio Mearim, que ainda hoje invade casas e destroem os poucos bens das pessoas mais humildes, expulsando dali muito de seus habitantes, seus pais decidiram na década de 1980 vir para São Luís. Ao chegar na Capital, deparou-se desde muito cedo com muitas outras dificuldades, sobretudo por ser mulher, negra..., mas fez da educação sua principal ferramenta de enfrentamento e superação, concluindo seus estudos em escola pública.

Onde atua?

No ano de 1989, sua família decide residir no bairro Sol e Mar, momento em que se dava a ocupação da área, e nesta nova terra vivenciou de perto a luta do povo na busca por direitos. Os constantes conflitos tinham de um lado os moradores e moradoras que lutavam na defesa da moradia e do outro as forcas opressoras do Estado. Aos 17 anos inicia sua atuação social e comunitária, e juntamente com um grupo de lideranças comunitárias passou a buscar outras melhorias para o bairro. Sempre participando ativamente de todas as conquistas para região.

É membro fundadora da União dos Moradores do Sol e Mar, onde foi presidente. Juntamente com outras pessoas, fundou e lecionou na Escola Comunitária Criança Esperança do Bairro. Sua luta tem sido permanente por serviços como: abastecimento d`água, asfaltamento, transportes coletivo, educação pública, saúde, cultura, lazer entre outros. Essas ações se estendem aos bairros adjacentes como Vila Luizão, Divinéia, Brisa do Mar, Alonso Costa, Santa Rosa e com outras lideranças, que hoje somam forças em prol de melhorias e dignidade para a grande área do Turu e demais comunidades de nossa cidade.

O QUE FAZ?

É professora concursada da rede pública municipal de ensino de São Luís, graduada em História e Pedagogia pela UEMA, especializou-se em Coordenação Pedagógica e Política de Promoção da Igualdade Racial. Atualmente é Mestranda em Educação pela UFMA e Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Rosário - Argentina.

Ocupou diversos cargos públicos, dentre eles, Superintendente e Secretáría Adjunta de Educação de São Luís, sempre pautando sua atuação na ética, responsabilidade, compromisso e defesa dos que mais precisam.

Comentários