Valéria Macedo, concede título de "Cidadã Maranhense" à Miguelina Paiva Vecchio



A militante e cientista social Miguelina Paiva Vecchio foi agraciada, em sessão solene, nesta quarta-feira (9), com o título de "Cidadã Maranhense". A honraria foi proposta pela deputada Valéria Macedo (PDT), que justificou o reconhecimento à homenageada pela sua forte militância política e incansável luta pelos direitos das mulheres no Brasil.

A sessão foi presidida pela deputada Francisca Primo (PCdoB) e contou com a presença de representantes de entidades do movimento de mulheres, lideranças políticas e admiradores da homenageada.

Valéria Macedo destacou a trajetória de Miguelina Vecchio à frente da luta pela garantia de direitos das mulheres, combate à violência, empoderamento feminino, entre outras bandeiras importantes. Ela também ressaltou a atuação da homenageada pela equidade de gênero e participação da mulher na política, sendo referência dentro do Partido Democrático Trabalhista (PDT).



“Miguelina representa para nós, do movimento de mulheres, um exemplo de mulher forte, que luta em defesa das mulheres e que está sempre buscando, nacional e internacionalmente, a discussão de pautas importantes para as mulheres. Ela é uma referência para nós no partido, enquanto mulher e ativista política dos movimentos feministas”, lembrou.

Natural do Rio Grande do Sul, Miguelina Vecchio nasceu no dia 19 de janeiro de 1963. É bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS). No Maranhão, tem ampla participação na vida das mulheres, por meio de simpósios, reuniões do PDT Mulher, nas pautas de violência de gênero, entre tantos outros serviços prestados à causa.



“Miguelina sempre está conosco aqui no Maranhão, participando de seminários, simpósios, ministrando palestras nas universidades, no partido, nas comunidades, ou seja, sempre dando sua contribuição, orientando as mulheres sobre a importância da participação na sociedade e na política, principalmente. Ela tem uma lista longa de serviços prestados no Maranhão, no Brasil e, também, fora do país”, completou Valéria Macedo.

A homenageada agradeceu o reconhecimento e frisou que receber o título de "Cidadã Maranhense" em um estado tão grande, como é o Maranhão, é motivo de orgulho. Ela também afirmou que, aqui, sempre se sentiu abraçada.

“É muito importante, porque militância política é tão dura, que remete sempre a situações de embate e enfrentamento. Já os momentos de prazer e de regozijo são raros. Logo, esse reconhecimento é muito significativo. É uma coisa que adoça a alma da gente e nos mostra que militância política não é só a parte dura, mas há também quem reconheça o nosso trabalho. O Maranhão é um estado acolhedor e eu me sinto abraçada”, agradeceu.

Comentários