Ex-governador Epitácio Cafeteira será velado hoje a tarde na Assembleia Legislativa



Familiares informaram que o corpo do ex-governador Epitácio Cafeteira está previsto para chegar no aeroporto de São Luís, às 16h, depois seguirá para a Assembleia Legislativa do Maranhão, onde será velado com honras de chefe de Estado. O velório estará aberto para todos os amigos que quiserem prestar as últimas homenagens. O sepultamento será na manhã desta terça-feira (15), às 10h, no Cemitério do Gavião, na Madre Deus.

Aos 93 anos, Epitácio Cafeteira faleceu na tarde de domingo (13). Ele estava internado em casa, em Brasília, numa UTI residencial, em virtude do seu delicado estado de saúde, que vinha se agravando desde os últimos anos do seu mandato de senador, finalizado em 2014, quando ele já andava em cadeira de rodas.

Nascido em João Pessoa, na Paraíba, Epitácio Cafeteira Afonso Pereira era filho de José Justino Pereira do Café e Eudóxia Afonso Pereira. A carreira política no Maranhão começou em 1962, quando foi eleito suplente de deputado federal pelo PR, chegando a exercer o cargo. Em 1965 foi eleito prefeito de São Luís e posteriormente ingressou no MDB. Foi prefeito da capital maranhense até 1969.

Em 1970 concorreu ao Senado pela primeira vez, mas foi derrotado. Em 1972, Epitácio Cafeteira foi eleito pela primeira vez como deputado federal e reeleito em 1978 e 1982. Em 1986, Cafeteira foi eleito governador do Maranhão com mais de 80% dos votos válidos.

Em 1990 renunciou ao Governo do Maranhão e foi eleito para o Senado Federal. Epitácio Cafeteira exerceu o cargo de senador com dois mandados, entre 1º de fevereiro de 1991 e 1º de fevereiro de 1999 e 1º de fevereiro de 2007 a 1º de fevereiro de 2015.

Foi dele, à frente do executivo Estadual, a obra de revitalização da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís. O chamado “Projeto Reviver” alicerçou o processo que levou a capital do Maranhão, anos mais tarde, a ser reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Comentários