Prêmio Augusto Mochel 2018, acontece hoje no Grand São Luís Hotel





O PCdoB-MA realiza hoje (13), às 19h, no Grand São Luís Hotel, a 10ª edição do Prêmio José Augusto Mochel. A premiação é uma homenagem em reconhecimento às lideranças políticas, militantes e entidades que tenham se dedicado às causas democráticas no Maranhão.

O Comitê Estadual do PCdoB-MA, o diretório municipal da sigla em São Luís e a Fundação Maurício Grabois – instituto vinculado ao partido devem homenagear  dezenas de personalidades pela dedicação a luta democrática, popular e socialista. O prêmio foi instituído em 2007 pelo então deputado federal Flávio Dino.

Quem foi José Augusto Mochel?

Um dos objetivos da premiação é reverenciar a memória do líder comunista José Augusto Mochel, que faleceu em 25 de março de 1988, em São Paulo. Mochel foi militante do movimento estudantil secundarista e universitário, marcando sua atuação no combate à ditadura militar.

José Augusto Mochel participou ativamente da luta pela redemocratização, apoiou as lutas de resistência camponesa num momento de graves conflitos pela posse da terra. Participou da luta pela anistia e ajudou a fundar a Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos. Foi um dos reorganizadores do PCdoB no Maranhão, tendo sido candidato a deputado federal nas eleições de 1982 pelo PMDB, já que à época esse era o espaço de atuação do PCdoB, partido que estava na ilegalidade imposta pela ditadura.

Comentários