Fórum da Mulher debate papel e fortalecimento das vereadoras do Estado







O papel e o fortalecimento das vereadoras do Estado foram tratados no Fórum da Mulher, em debate realizado, nesta quarta-feira (4), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em São Luís, evento realizado pela União dos Vereadores e Câmaras do Maranhão (UVCM), em parceria com a União dos Vereadores do Brasil (UVB), o Tribunal de Contas do Estado TCE) e a própria Alema.

A deputada Valéria Macedo (PDT), procuradora da Mulher da Assembleia, participou da abertura e fez palestra falando da importância da mulher na política e vida pública em geral. A parlamentar parabenizou as entidades pela promoção do evento e defendeu que a ampliação da participação das mulheres nas Câmaras, na Assembleia e no Congresso Nacional, por ser pequena, mesmo sendo em torno de 52% do eleitorado ou população.

A deputada Andrea Murad (MDB) foi outra parlamentar que prestigiou o evento. Para ela, a iniciativa contribuiu para aprimorar conhecimento. “Como as vereadoras estão mais próximas da população, tendo um contato direto com a comunidade dos municípios, elas conseguem identificar suas necessidades de maneira mais efetiva, fazendo com que os benefícios cheguem mais rapidamente", analisou a deputada.

Os principais temas debatidos foram o 13º salário, verbas indenizatórias e transferência de gestão nas Câmaras Municipais, fortalecimento do Poder Legislativo, valorização dos vereadores, estímulo à participação da mulher na política e práticas legislativas.

A vice-presidente da UVCM , vereadora Regilda Santos, de Bacabal, disse ter sido “um privilégio participar de vento de tamanho porte e importância, graças ao trabalho intenso na busca de mostrar a importância e valorizar o papel da mulher na política, debatendo temas de extrema importância para as mulheres vereadoras que já têm mandato”. A primeira dama de Tuntum, Daniella Tema, mulher do presidente da Federação dos Municípios, Cleomar Tema, também prestigiou o evento.

O presidente da UVCM, o vereador Asaf Sobrinho (PSD), de São Pedro dos Crentes, também participou do encontro e disse que “o objetivo foi valorizar e integrar os vereadores e vereadoras, estimular a participação da mulher na política e qualificar os legisladores municipais para que possam desempenhar seus mandatos com mais eficiência e transparência”.

Ele explicou que o evento foi voltado para as mulheres vereadoras, com os homens tendo uma participação nos bastidores, e agradeceu à Assembleia pela parceria e por ter aberto as portas para permitir a realização do evento, importante para fortalecer a participação das mulheres nos legislativos municipais, mesmo sendo 56% da população.

Comentários