Audiência pública discute regulamentação do transporte alternativo em São Luís




A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) realizou na quinta-feira (15), Audiência Pública para debater a regulamentação da categoria de transportes alternativos de São Luís, e municípios vizinhos da capital ludovicense. A audiência foi proposta pelo vereador Ricardo Diniz (PC do B) e contou com a participação de sindicatos, cooperativas e associações sediadas em todo o Estado, além de representantes do governo do estado e da prefeitura de São Luís.

Na abertura dos trabalhos, o vereador afirmou que a necessidade de debater a regulamentação da atividade de transporte de alternativo, como vans, micro ônibus, e carros lotação, que têm como objetivo discutir o impasse em torno das leis que regulamenta o setor, que cresceu nos últimos anos, devido ao precário atendimento prestado pelas empresas de transportes coletivos que operam e servem a população de São Luís, e alvo de várias reclamações por parte de usuários do sistema.

Ricardo Diniz acrescentou que a regulamentação do Sistema de Transporte Público Alternativo Complementar em São Luís, consubstancia-se como uma medida fundamental para a garantia do acesso á cidadania no ponto de vista social e econômico, e que a qualidade do sistema de transporte afeta e interfere deforma direta e indiretamente na sociedade. Justifica ainda que na área econômica de uma cidade, o transporte está inserido na vida cotidiana da população.

O vereador diz também que a presente iniciativa insere em um contexto de politicas públicas de inclusão social, com a capacidade de diminuir, não somente a distancia, mas bem como o grau de inclusão social.

A audiência foi presidida pelo vereador Ricardo Diniz, autor do requerimento, com a participação dos vereadores, Marcial Lima, e Honorato Fernandes, e Marquinhos Silva
Estevam presente na audiência, Nilson Brasiliano dos Santos- Superintendente de Transporte da SMTT, representando o secretário Canindé Barros, Laurence Melo Pereira-Presidente da MOB, Mobilidade Urbana, Manoel do Nascimento – vereador de São José de Ribamar, Gabriel Ferreira de Araújo-Presidente do Sindicato de Transporte alternativo do Maranhão, e Charles Silva- presidente da Cooperativa de Tax e Transportes da Área Itaqui – Bacanga.

Comentários