Abertura dos trabalhos na Câmara foi prestigiada pelo governo, prefeitura, MP e TCE








Foi bastante movimentada na manhã desta segunda-feira (5) a solenidade de abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de São Luís sob o comando do seu presidente, vereador Astro de Ogum (PR). O evento contou com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PC do B), do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, do secretário de Articulação Política e Comunicação do Estado, Márcio Jerry, que representou o governador Flávio Dino, do procurador-geral de Justiça Luiz Gonzaga Martins Coelho, e do conselheiro Washington Oliveira, que representou o Tribunal de Contas do Estado (TCE), do deputado federal Weverton Rocha (PDT), do vice-prefeito da capital Júlio Pinheiro e de vários secretários.

Ao fazer seu primeiro discurso na volta do recesso parlamentar o presidente da Câmara, vereador Astro de Ogum (PR), dirigiu-se as autoridades presentes à Mesa Diretora e todos no plenário e na galeria. Astro agradeceu as palavras do discurso do seu antecessor, prefeito Edvaldo Holanda Junior, ressaltando que a  harmonia, o respeito e a união, são fundamentais  entre os poderes para trabalhar pela população, pela cidade e pelo Estado.


Na oportunidade, o dirigente do legislativo ludovicense falou sobre o parlamento ter aprovado projetos oriundos da prefeitura, em razão da profunda identidade com as necessidades de São Luís, e pelo trabalho realizado com direcionamento para o povo.

 Astro de Ogum dirigiu-se aos convidados, como secretário Marcio Jerry, enfatizando que a parceria existente entre o governo e a Câmara,  “é convicta e séria”, enquanto para Othelino Neto direcionou palavras sobre a nova etapa que enfrenta como presidente da Assembleia Legislativa, já para o deputado Weverton Rocha foi mais incisivo, deixando claro que seu trabalho foi de união dos poderes, “pois ele foi conversando, trabalhando e estamos todos juntos, Câmara,   Assembleia, prefeitura e Governo do Estado trabalhando pelo Maranhão e pela população”.

O prefeito Edivaldo fez um panorama de atuação do executivo municipal destacando várias ações de sua segunda gestão. "Trabalhamos muito, entre os anos 2013/2016, por exemplo, destaco o índice analfabetismo, saímos de 4,6% para 2.6%, já a taxa no país foi quase três vezes maior 7,2%. Estes dados demonstram os resultados dos investimentos em programas de alfabetização", destacou.

O prefeito ainda lembrou os investimentos na formação de professores e de modo geral, constatou que a sua gestão está a um passo de erradicação do analfabetismo na capital maranhense.

 De acordo com Edivaldo 2017 foi positivo para o executivo, em ralação ao impacto da crise econômica no restante dos municípios brasileiros. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, a capital maranhense foi na contramão do país pelo terceiro ano consecutivo, São Luis foi a segunda capital e o quinto município que mais gerou empregos com carteiras assinadas em 2017 em todo o país.

Depois de destacar os avanços da gestão nas área de saúde, infraestrutura, educação, entre outros, Edivaldo parabenizou a gestão Astro de Ogum a frente da Câmara e disse que Astro foi um dos melhores presidentes que já esteve à frente do parlamento municipal.

"Parabenizo vossa excelência pela grande gestão que tem feito a frente da Câmara Municipal", enfatizou o prefeito.

Já Astro de Ogum fez questão de lembrar a todos que o chefe do Executivo encontrou a prefeitura com inúmeras dificuldades, inclusive devendo uma folha de pagamento de R$ 100 milhões, o que foi saneando entre outras adversidades. Ele ainda deu destaque ao trabalho que vem sendo realizado pelo prefeito em parceria com o governo do Estado.


Comentários