Prefeitura e BID garantem manutenção do Centro Histórico de São Luís

Esta não é a primeira vez que os representantes do BID visitam São Luís.




Equipe do BID e da Prefeitura durante uma das visitas dos representantes do banco à cidade.

No período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro os representantes do BID estarão em São Luís com o propósito de acompanhar e monitorar o programa de Revitalização do Centro Histórico do Município de São Luís – Procidades. O convênio foi assinado entre Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no ano passado e é referente à operação de crédito do programa.

Esta não é a primeira vez que os representantes do BID visitam São Luís. Ano passado uma equipe esteve na capital para discutir o projeto que tem como objetivo devolver ao Centro a pujança econômica do passado a partir do desenvolvimento de novas cadeias produtivas, investindo em ações de recuperação de monumentos, urbanização de complexos arquitetônicos históricos e requalificação de parques ambientais existentes no Centro.

As revitalizações contribuem para as áreas de cultura, economia, sociedade e habitação. O secretário municipal de Projetos Especiais, Gustavo Marques destaca que o programa ressalta a importância de preservar e contribuir para a revitalização do Centro Histórico de São Luís, como uma área de relevância social e sustentável.

“A partir dos projetos, busca-se fortalecer a gestão municipal, tendo como foco o desenvolvimento sustentável do Centro Histórico de São Luís. Mediante a realização dos trabalhos, os resultados esperados versam o financiamento de outras atividades destinadas à aceleração das revitalizações, fortalecimentos das atividades culturais e sociais da área, estratégias de fortalecimento econômico e habitacional e medidas de fortalecimento da gestão do município”, diz o secretário.

SAIBA MAIS

Os principais projetos do programa Procidades financiados pelo BID são:

– Reabilitação do edifício Rua Oswaldo Cruz, nº 218 – Sede Eggem
– Requalificação da Praça da Saudade, Praça da Misericórdia e entorno
– Requalificação do Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia e entorno
– Reabilitação dos prédios da Rua Portugal, nº 285 e 251 – Sede Semurh
– Requalificação da área do Terminal Rodoviário da Avenida Vitorino Freire e entorno
– Requalificação do Complexo Trapiche de Santo Ângelo e entorno
– Reabilitação do Palácio de La Ravardière – Sede Prefeitura


Fonte: Jornal Pequeno

Comentários