Plano de Acessibilidade Metropolitano tem ordem de serviço assinada Palácio




Fonte: AGEM


“Um dia para ficar na história”, assim classificou o presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Pedro Lucas Fernandes, ao assinar a ordem de serviço para a elaboração do Plano de Acessibilidade Metropolitano, durante solenidade realizada no Salão de Atos, do Palácio dos Leões, na segunda-feira (29).

A partir do Plano será feito um diagnóstico de toda a Região Metropolitana. Esse documento será construído por pessoas com deficiência que vivem nesta área, como ressaltou o presidente. “Essas pessoas que realmente sabem as dificuldades do dia a dia e elas que vão apontar as soluções. Estou muito feliz em representar o Governo do Maranhão neste ato tão importante”, disse.

Esta é a primeira vez que um plano metropolitano será elaborado e executado no Brasil. Serão três importantes etapas: com a capacitação dos servidores; consultas a entidades, tanto para conhecimento das necessidades locais quanto para apontar as alterações que deverão ser feitas; e as demandas de transporte público da Região Metropolitana, de forma a atender as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, observando as regras de acessibilidade.

“Esta é mais uma prova material que o governador Flávio Dino dá para a sociedade e para o Brasil, no tocante à responsabilidade das políticas públicas voltadas para a inclusão social no país”, afirmou o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), Lawrence Melo. Ele lembrou que após o levantamento ser concluído, o Plano de Acessibilidade Metropolitano será encaminhado à MOB.

Ivo Diniz, que é membro do Fórum Metropolitano de Acessibilidade, acompanhou a assinatura da ordem de serviço. “Foi uma grande vitória para a gente, um começo para quem tem mobilidade reduzida, cadeirante e com deficiência visual”, comemorou.

O promotor de Defesa da Pessoa Idosa, José Augusto Cutrim Gomes, também participou da solenidade e destacou a importância do plano. “Isso é fundamental para as pessoas com deficiência, inclusive pessoas idosas, que muitas vezes tem mobilidade reduzida e assim garantir o direito de ir e vir. Parabenizo o presidente Pedro Lucas e tenho a certeza de que isso terá efeitos práticos. Esperamos que todos os municípios se envolvam nessa construção”, declarou.

Isabelle Passinho é vice-presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência e diretora comercial da empresa que venceu a licitação para desenvolver o Plano de Acessibilidade Metropolitano. “A perspectiva da metropolização vem da ideia daquilo que é de interesse comum, como diz a Lei. Vamos apontar as intervenções necessárias, para nivelamento das demandas das cidades para que as necessidades sejam atendidas”, comentou.

A elaboração do Plano de Acessibilidade Metropolitano faz parte das ações planejadas e diretrizes estratégicas, de acordo com o campo de atuação do órgão, definido pela Lei Complementar Estadual nº 174/2015, que dispõe sobre a Região Metropolitana da Grande São Luís.
Anexos

Comentários