Governo e Sinproesemma avançam na negociação da pauta salarial de 2018





O Governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) realizaram, na quinta-feira (25), reunião da mesa de negociação da campanha salarial em 2018. Este é o segundo encontro, em menos de um mês, entre o governo e o sindicato da categoria.

Participaram da reunião o subsecretário de educação, Danilo Moreira; os secretários adjuntos da Seduc, Nádya Dutra (Ensino), Ismael Cardoso (Programas e Projetos Especiais), Manoel Pedro (Gestão Institucional), Daniel Carvalho (Assuntos Jurídicos) e técnicos dos adjuntas das regionais, planejamento e orçamento; além do presidente do sindicato, Raimundo Oliveira, acompanhado de membros da diretoria.

Neste segundo diálogo foram criados grupos de trabalho para dar celeridade ao atendimento dos itens da pauta como a progressão na carreira, ampliação de jornada e unificação de matrícula docente e as gratificações de difícil acesso e áreas de risco, cujo processo está em trâmite na Secretaria da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep).

De acordo com Danilo Moreira, parte dos itens da pauta protocolada pelo sindicato na Seduc já está em andamento como o estudo do impacto financeiro orçamentário para a recomposição salarial em 2018.

"O Sinproesemma tem se demonstrado bastante atento, tanto é que a primeira reunião com a Seduc ocorreu já no dia 03 de janeiro. Da parte do Governo já avançamos itens importantes no atendimento da pauta como o concurso público anunciado pelo governador Flávio Dino, priorizando a educação no campo, indígena e quilombola, com a abertura de novos editais de ampliação e unificação de matrícula, entre outras medidas de valorização do profissional da educação como a regulamentação das gratificações de tempo integral e educação inclusiva, cuja ampliação está em andamento", pontuou o subsecretário da Seduc.

Danilo ressaltou, ainda, que os grupos de trabalho, criados na reunião, serão fundamentais para avançar no diálogo para a recomposição salarial em 2018 com o estudo de impacto financeiro.

O presidente do sindicato Raimundo Oliveira destacou a importância da reunião para o avanço da pauta. “Nossa expectativa e da categoria é que avancemos na pauta, principalmente quanto à recomposição salarial e de outros benefícios para a categoria além daquele que já obtivemos”, realçou.

Durante a reunião, foi anunciada, ainda, a ampliação da gratificação da educação inclusiva para profissionais das salas multifuncionais, para além dos centros de educação especial, beneficiando cerca de 700 profissionais.

"Conheço a realidade de Açailândia e essas gratificações trarão muitos benefícios para os docentes que atuam nessa área", destacou Izabel Lins, secretária geral do sindicato.

A próxima reunião da mesa de diálogo será realizada na segunda quinzena de fevereiro.
Anexos
Subsecretário Danilo Moreira aponta itens da pauta que já foram atendidos pelo governo
Presidente do sindicato, Raimundo Oliveira, destaca importância do diálogo

Comentários