Fórum Municipal de Educação realiza conferência em parceria com a Prefeitura


O Fórum Permanente de Educação do Município de São Luís (FME), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta terça (30), quarta (31) e quinta-feira (1º), no auditório Zenira Fiquene, na Faculdade Pitágoras, Turu, a Conferência Municipal de Educação de São Luís. O credenciamento para o evento começa a partir das 16h e a solenidade de abertura será às 19h.

O objetivo do evento é refletir sobre a política de Educação de São Luís de forma participativa, mediante a avaliação das metas e estratégias do Plano Municipal de Educação (PME), com vistas à consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE). Além da faculdade Pitágoras, o evento também conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís (CMDCA).

Com a temática "A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica", a Conferência Municipal de Educação de São Luís deve reunir cerca de 600 pessoas, nos três dias de evento, a maioria educadores.

A coordenadora do Fórum Permanente de Educação do Município de São Luís e secretária adjunta de Ensino (SAE) da Semed, Maria de Jesus Gaspar Leite, explica que a conferência possui caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas para a adequação do PME, abrangendo especialmente a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração.

CONFERÊNCIA

A conferência de abertura, às 19h, será ministrada pelo professor José Fernandes de Lima, doutor em Física pela Universidade de São Paulo, ex-reitor das Universidades Federais de Sergipe e do ABC, ex-secretário de Educação do Estado de Sergipe, e também ex-presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE). José Fernandes falará sobre a temática do evento.

Na quarta-feira (31), serão realizadas diversas plenárias, com temáticas definidas a partir dos eixos de atuação da conferência: "O PNE na articulação do SNE", "Planos decenais e SNE", "Planos decenais, SNE e gestão democrática", e outras envolvendo os planos decenais, o SNE e a democratização da educação, diversidade, políticas intersetoriais de desenvolvimento, valorização dos profissionais da educação e o financiamento da educação.

O último dia do evento (1º), será marcado pela plenária final que acontecerá entre 8h e 12h, e das 14h às 17h. Logo após, a coordenadora do Fórum Permanente de Educação de São Luís afirma que será realizada a eleição dos representantes para a Conferência Intermunicipal de Educação, prevista para os dias 1 e 2 de março.

Maria de Jesus Gaspar Leite explica que após a revisão e adequação do Plano Municipal de Educação, durante a Conferência, o documento será encaminhado à Câmara de Vereadores de São Luís, para que as adequações sejam legitimadas. Segundo ela, algumas estratégias do PME precisam ser revistas, para que a sua implementação seja viabilizada na íntegra.

Comentários