Vitória Sinproesemma saí o edital do concurso de unificação e ampliação de matrículas




Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) reuniram com técnicos da Seduc na manhã desta quarta-feira (29) para discutirem o novo edital de ampliação e unificação de matrícula, uma das maiores conquistas do Sinproesemma nos últimos anos. O encontro ocorreu na sede administrativa do sindicato. No total serão contemplados 195 municípios, a proposta defendida pelo Sinproesemma para a inclusão dos servidores da categoria especialista e também da educação especial, foi contemplada. O Edital será lançado amanhã (30/11) e as inscrições começam a partir de 11 de dezembro e se estendem até o dia 31 de janeiro de 2018. Conforme proposta do sindicato e da categoria serão contemplados os profissionais da educação, os especialistas, a educação básica e professores da educação especial. As inscrições serão realizadas pela internet, sendo presencial somente a entrega dos documentos.



Um dos posicionamentos da direção do Sinproesemma foi pelo reaproveitamento dos documentos utilizados pelos docentes no último edital, acerca dessa questão os técnicos da Seduc informaram que não será possível devido após a entrega e fixação nos devidos processos esses documentos passam a ter uma numeração referente a cada processo do servidor portanto, inviabilizando o uso em um outro momento.

A ampliação de matrícula e a unificação para os detentores de duas matrículas de 20h, é uma das maiores vitórias da categoria, fruto da luta do Sinproesemma nas inúmeras rodadas de negociação com o governo e Seduc. A valorização direta do profissional da Educação, um concurso interno, no qual o servidor vai ter possibilidade de ampliar cem por cento da sua remuneração e leva-la para a aposentadoria é uma vitória sem precedentes, tendo em vista o atual cenário de golpe instaurado no país, e a crise econômica e institucional, que obriga a maioria dos Estados operar no vermelho, enquanto isso, no Maranhão, a categoria mostra força e fecha o ano com mais essa grande vitória junto ao governo.

“O Sinproesemma vem lutando desde agosto, por determinação da lei, esse debate tem de ser em agosto de cada ano, o levantamento do quantitativo para fazer a unificação e ampliação de matrículas, essa é sem dúvida uma das maiores conquistas da categoria, que fecha o ano com essa notícia, isso é importante, é o Sinproesemma mais uma vez buscando a valorização profissional do professor, através da sua remuneração”, destacou o diretor jurídico do Sinproesemma, Henrique Gomes.

Segundo o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, a reunião serviu para que fossem feitos os últimos ajustes no edital que será lançados já amanhã dia (30/11), para que pudessem ser contemplados os profissionais da educação, professores, especialistas, da educação básica e aos professores da educação especial.

É aquilo que a gente vinha lutando durante todo o ano, os editais da ampliação e da unificação, e nesse sentido nós precisávamos ter uma reunião com a comissão técnica da Seduc, para discutirmos pontos importantes porque quem conhece a realidade desses profissionais somos nós que estamos na base, portanto alguns ajustes foram feitos, e é mais uma grande vitória da categoria que fecha o ano com a notícia desse concurso interno. Nesse sentido nós avançamos hoje nessa reunião onde conseguimos fazer todos os ajustes pontuarmos e organizarmos esse editais para que sejam editados até amanhã 30/11 como foi garantido pelo secretário e pela sua equipe, então , estamos coroando o ano com mais essa conquista, uma luta uma bandeira nossa com a categoria e nesse sentido, só vem acrescentar às conquistas que nós tivemos ao longo desse anos de 2017”, finalizou Oliveira.







O encontro ainda contou com a participação da secretária Geral, da secretária-geral, Isabel Lins, da secretária de Representação dos Núcleos municipais, Janice Nery, do secretário de Assuntos Jurídicos, Henrique Gomes de Oliveira, da Secretária de Formação Sindical, Antônia Benedita Costa, e do secretário de Finanças, professor José dos Santos Brúcio.

Comentários