VITÓRIA DA EDUCAÇÃO: Após luta do Sinproesemma em favor da categoria governo divulga editais para ampliação de jornada e unificação de matrículas




Os trabalhadores da rede pública estadual de educação alcançam mais uma conquista da campanha salarial de 2017. Foram divulgados, pelo Governo do Estado, na noite desta quinta-feira (30), os editais dos processos de opção para a ampliação de jornada de trabalho de 20 para 40 horas semanais, ofertando 1.000 vagas, e o de unificação de matrículas dos professores integrantes do subgrupo magistério da educação básica, com a oferta de 200 vagas. Os editais eram aguardados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinpoesemma), que tem uma grande história de luta por essas oportunidades para os profissionais da educação.

“É uma grande vitória para o Sinproesemma e fruto da luta dos trabalhadores da educação pública. É mais um compromisso do sindicato com a categoria, assumido e cumprido, com um esforço coletivo para oferecer essa possibilidade de trabalho mais digno, de uma carreira mais justa para os educadores e de uma educação de qualidade para a sociedade. Por isso é de suma importância essa vitória para o Sinproesemma. Dessa forma, o governo regulariza a sua rede e ainda garante aos trabalhadores a opção de uma carreira mais valorizada, assegurando um futuro melhor”, disse o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira.

Além de ser uma medida de regularização de acúmulos de matrículas na rede, os editais ofertam aos professores da rede básica e também da educação especial e especialistas, que agora podem participar do seletivo de ampliação, a possibilidade de dobrar uma matrícula de 20 para 40 horas permanecendo na mesma escola, favorecendo melhores condições de trabalho.

“Os processos de ampliação e unificação se revelam instrumentos importantes para a administração pública e valorizam a categoria de professores da rede pública estadual, permitindo com que aqueles que tem duas matrículas possam unificar em apenas uma, possibilitando a busca por mais uma matrícula em redes municipais ou na rede federal e com a ampliação, conseguimos suprir carências com professores já concursados”, destacou o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão.

Estão aptos a concorrer às 1.000 vagas de ampliação de jornada todos os servidores efetivos do subgrupo magistério da educação (professores e especialistas) e para a 200 vagas do processo de unificação de matrículas, somente professores integrantes do subgrupo magistério da educação básica, que tenham habilitação específica para o ensino médio; ingressado há pelo menos três anos no respectivo cargo; e estejam em efetivo trabalho de regência de sala de aula ou desenvolvendo atividade diretamente relacionada à educação.

Os candidatos podem fazer suas inscrições no período de 11 de dezembro a 31 de janeiro de 2018, por requerimento do servidor, formalizado no protocolo das suas Unidades Regionais de Educação (URE’s), onde também serão entregues todos os documentos exigidos nos editais.

Confira os editais:

Ampliação da jornada

Unificação da Matrícula

Comentários