Vereador Joãozinho Freitas condecora três personalidades com medalha do mérito legislativo

Entrega da comenda ao Coronel Diógenes


A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) realizou, na noite desta terça-feira (19), a solenidade de entrega da medalha de mérito Simão Estácio da Silveira, em reconhecimento aos ludovicenses que contribuíram para o desenvolvimento da cidade no ano de 2017 nas mais diferentes áreas de atuação na capital maranhense. Estiveram presentes no evento, realizado no auditório da Federação da Indústria do Estado do Maranhão (Fiema), os homenageados e seus familiares, além de autoridades e os vereadores, autores das indicações.

 Como ocorre todos os anos, cada vereador faz a indicação de três agraciados para receber a comenda, o vereador Joãozinho Freitas (PTB) homenageou a jornalista Rose Castro, o Coronel Diógenes e o deputado federal, Pedro Fernandes.



Para o vereador essa foi uma merecida homenagem à pessoas que trabalham por São Luis, seja na segunança, no social ou na política, "Todos têm o nosso reconhecimento como pessoas que se destacam nas suas áreas de atuação, então essa homenagem é muito justa", pontuou o vereador Joãozinho Freitas.

Entrega da comenda à jornalista Rose Castro

A homenagem dos vereadores acontece desde 2006. Todo ano cada um dos 31 parlamentares escolhe de uma a três personalidades para serem homenageadas seja um líder político, um empresário, um trabalhador ou qualquer outro cidadão que tenha prestado relevantes serviços à sociedade ludovicense nos mais variados segmentos sociais.

Entrega ao deputado Pedro Fernandes foi feita no gabinete, devido ao homenageado não ter comparecido a premiação por conta de sua agenda de compromissos.


Sobre a medalha


A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela resolução do plenário 05/95 e é destinada a agraciar personalidades locais, nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído para o município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para três personalidades.

Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.

Comentários