Jornalista Rose Castro é condecorada com maior honraria da Câmara Municipal

Vereador Joãozinho durante a entrega da Medalha à jornalista Rose Castro 



O auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) ficou pequeno na noite da última terça-feira (19), para receber homenageados, familiares e convidados para a solenidade de outorga da medalha “Simão Estácio da Silveira”, evento que é tradicionalmente realizado pela Câmara Municipal de São Luis, acontece no final do ano, quando o legislativo ludovicense nos últimos dias de trabalho, rende suas homenagens àqueles que se destacaram nas mais diversas áreas de atuação.


Uma das personalidades homenageadas da noite foi a jornalista, radialista e blogueira, Rose Castro, a comunicadora foi prestigiada com a outorga da Comenda do Mérito Legislativo “Simão Estácio da Silveira”, uma merecida homenagem que teve a indicação do Vereador Joãozinho Freitas (PTB), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados nas áreas da comunicação e social pela jornalista.

Na área da comunicação Rose Castro atua principalmente nas áreas ligadas a comunicação social, jornalismo on line e impresso, diagramação, planejamento gráfico, fundamentos de linguagem visual e marketing digital. Empresária com atuação no jornalismo regional da área Itaqui-Bacanga, na qual é proprietária do jornal impresso e site,  O Itaqui Notícias e oitaqui.com.br respectivamente. Também atua na Blogosfera maranhense com o Blog da Rose Castro, www.rosecastro.com.br.

Desde 2006 no rádio maranhense Rose Castro é referência na área da comunicação em São Luís, passando por várias emissoras AMs e FMs da capital, uma das contribuições mais marcantes na área da comunicação foi no resgate do público ouvinte da Rádio Difusora AM, quando a meia-noite do dia 5 de junho de 2011, após 14 anos de transmissão dos cultos da Igreja Universal, a Rádio Difusora AM começou a tocar músicas e anunciar a estreia de sua nova programação (que foi posta no ar em outubro), voltando a brigar pela audiência com as suas concorrentes, um dos programas de maior audiência foi o Maranhão Cultural, comandado pela radialista que montou uma grande equipe e quatro meses depois levou a programação da emissora para a Passarela do Samba, trasmitindo durante cinco dias ininterruptos os desfiles das escolas de sambas e blocos, em uma grande festa do Carnaval e do rádio maranhense. E lá estava o Camarote Difusora AM, entre as concorrentes Rádio Capital, Rádio Educadora e Mirante AM, dando um show de trasmissão e retomando de vez o seu lugar no coração dos ouvintes. 



A equipe do Maranhão Cultural, era formada por mais de 15 pessoas, entre técnicos, sonoplastas e comunicadores. Um marco para a radiofonia maranhense, foi formada por Antonio Moreno, Tony Matos, Roberto Nilton, Ray Araújo, Magno Silva, (atualmente gerente operacional da Difusora AM), Renê Drumond (na técnica, atualmente na Difusora AM e TV Difusora), entre outros profissionais.

 Na área social é idealizadora da "Campanha Doe Um Brinquedo Ganhe Um Sorriso', além de outras campanhas de cunho social como de doações de cadeiras de rodas e próteses à pessoas carentes.

"A entrega dessa metalha foi uma conquista sua, pelo que você vem ajudando as pessoas e fazendo um jornalismo sério, foi uma valorização a sua condecoração por que você é pé no chão humilde e trabalhadora", disse Joãozinho Freitas.


MEDALHA “SIMÃO ESTÁCIO DA SILVEIRA


 A medalha Simão Estácio da Silveira é a maior Comenda concedida pela Câmara Municipal de Sâo Luis, foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela resolução do plenário 05/95 e é destinada a agraciar personalidades locais, nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído para com o município. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para três personalidades.

Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619. 



Comentários