Avanços da Secretaria de Aposentados no ano de 2017

A secretária de Aposentados do Sinproesemma, destaca as ações da pasta em 2017

A secretária da Secretaria de Aposentados do Sindicato dos Trabalhadores  em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), Eunice Brussio, destacou em artigo as ações da pasta durante o ano de 2107 e afirmou que em 2018, as ações em prol da categoria e em defesa da educação vão continuar com o apoio da entidade.


Artigo, 
Professora Eunice Brussio,


 Não deixar quem muito contribuiu para a educação do nosso Estado perder o orgulho, a autoestima, e a certeza de que muito ainda têm a contribuir, seja com sua experiência das salas de aula, seja com a experiência de homem e mulher que carregou durante há anos e incansavelmente, o lápis que escreveu  muitas histórias de vidas nas escolas desse Maranhão, é o objetivo da Secretaria de Aposentados do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinporesemma). 

E com essa missão, iniciamos nossas atividades em 2017, com uma reunião do "Coletivo de "Aposentados, para planejamento das atividades, um evento no qual reunimos grandes mentes, que nos ajudaram nos debates e na construção da consciência de que a luta continua. Tivemos grande participação nos encontros, passeios, coletivos, campanhas beneficentes, e cafés, promovemos agenda na área da saúde com o apoio de uma profissional da área que esclareceu muitas dúvidas acerca dos cuidados e prevenção de doenças para os nossos aposentados.

  Na área do lazer, os companheiros e companheiras se divertiram no VII Passeio Turístico Ecológico e Religioso, em Goiana, com uma visita à Igreja Pai Eterno, no mesmo e pique chegamos em São Paulo, onde os devotos de Nossa Senhora Aparecida, puderam pedir bênçãos e mais saúde para continuarmos a jornada que se estendeu até Campos do Jordão, um passeio realmente bem relaxante, descontraído, cheio de fé, amor, amizade, interação e solidariedade, merecido, para quem tanto se doou em prol da formação de homens e mulheres. No total foram quarenta e cinco aposentados e aposentadas, um profissional de saúde também acompanhou o grupo, a programação aconteceu no período de (03 à 11) de agosto.

 Em setembro, estive na Reunião do Coletivo em Brasília, representando a Secretaria de Aposentados do Sinproesemma, participamos das discussões acerca dos Relatórios de Experiências dos Estados; debates sobre direitos previdenciários, e acerca das mudanças que irão acontecer e impactos das reformas do governo golpista no país. Acompanhamos a apresentação do resultado da pesquisa sobre saúde dos trabalhadores (as) em educação pela Juçara Dutra Vieira, que comprovou o 1º lugar para o stress como doença da voz, lamentavelmente. 

 Acompanhamos a reunião no SINPROESEMMA com os representantes dos aposentados de Paço do Lumiar, Carlos Antônio, Ronald, a assistente social Jandira e a professora Jori Mary, para uma parceria do espaço da sede social do SINPROESEMMA com UNIT, a IESF e a Associação dos Aposentados de Paço do Lumiar. 

Em outubro realizamos um café em homenagem ao Dia do Idoso e coletamos donativos como: material de higiene pessoal para as doações ao Solar dos Idosos, campanha que vem sendo realizada há cinco anos, este ano a entrega foi mais um momento de solidariedade, que há cada ano é mais gratificante para nós, lembrando que esse é nosso dever, ajudar os irmãos que estão lá internados, o nosso desejo é que há cada dia mais pessoas tomem conhecimento da existência do Solar dos Idosos e venham somar forças conosco nessa missão. 

Novidade, é assim que podemos destacar o grupo de oficina Angola de Capoterapia, realizado este ano no Projeto Reviver, com o mestre Bamba, que motivou os nossos aposentados a praticarem a nova atividade física e de lazer, muitos ficaram entusiasmados, com a Capoterapia que é uma terapia alternativa onde se utiliza elemento da capoeira adaptada para pessoas sem hábito de práticar  atividades físicas ou esportivas, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais dos praticantes. Além dessas atividades, realizamos ainda o 3º Encontro de Aposentados de Timon em 20, de setembro de 2017, o evento contou com a participação de cerca de quarenta e cinco aposentados, mais a presença do presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira e das companheiras representantes da Secretaria de Aposentados, Edna e Dalvanira. O evento contou ainda com o palestrante Dr. Mario, que falou como administrar seus salários, ou seja, finanças. 

Realizamos em 24, de novembro em Codó, o III Encontro de Coletivo de Aposentados, que contou com a presença de cinquenta aposentados e representantes do Sinproesemma, na oportunidade tivemos a apresentação de um Coral e a presença da coordenadora da Universidade da Terceira Idade, instituição que oferece cursos de alfabetização e outros, para os nossos aposentados, onde muitos estão tendo a oportunidade de formação. Fechamos o ano com mais uma visita ao Lar Larissa Pereira, no município de Açailândia neste mês de dezembro, onde fizemos a entrega de material de higiene pessoal: fraldas, sabonetes, hidratante, papel higiênico, entre outros. Na oportunidade, fomos recebidos pela diretoria do centro e pelos idosos, que ficaram bastante alegres e agradecidos, encerramos a nossa visita com a palavra de apoio do presidente Oliveira.

 Em 2018, continuaremos com mais atividades, na sede do Sindicato dos Trabalhadores  em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), continuaremos oferecendo massagem e acupuntura às (2ª e 4ª, pela manhã e 5ª, a tarde).

 Eu agradeço ao Sinproesemma que vem apoiando a nossa Secretaria de Aposentados,  para que todo esse trabalho fosse realizado e aos companheiros e companheiras, de luta, e dizer, que, mesmo afastados das salas de aulas, nós podemos e vamos continuar contribuindo para a formação de uma sociedade melhor e mais humana. 


Comentários

  1. Belo trabalho da secretaria de aposentados no Maranhão é um exemplo que deve ser seguido pelo Brasil inteiro, um exemplo a ser seguido por todos, que Deus abençoe grandemente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Diga o que você achou dessa matéria?