segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Prefeitura de São Luís entrega Centro de Saúde da Vila Nova reformado em parceria com a Vale




A região Itaqui-Bacanga ganhou reforço na área da saúde com a entrega nesta segunda-feira (2), pelo prefeito Edivaldo, das novas instalações do Centro de Saúde Vila Nova. A unidade foi totalmente reformada por meio de parceria entre a Prefeitura de São Luís e a Vale, passando a oferecer mais conforto aos usuários. O ato de entrega das novas instalações contou com a presença do vice-prefeito, Júlio Pinheiro; do secretário municipal de Saúde, Lula Fylho; do representante da Vale, Dorgival Pereira, entre outras autoridades políticas e comunitárias da região.

O Centro de Saúde Vila Nova, que não teve os serviços suspensos durante a reforma, realiza uma média mensal de dois mil atendimentos. Na cerimônia de entrega, o prefeito Edivaldo lembrou que o centro de saúde é o segundo entregue totalmente reformado na área Itaqui-Bacanga, no espaço de uma semana. Na semana passada, a Prefeitura de São Luís entregou também as novas instalações do Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa, no Anjo da Guarda. Além destas unidades, o prefeito afirmou ainda que será entregue nos próximos dias o Centro de Saúde São Raimundo, localizado também na região Itaqui-Bacanga, o que significa um reforço considerável na Atenção Básica de uma das áreas mais populosas da capital.

"O fortalecimento da rede municipal de Atenção Básica em saúde tem sido uma prioridade na nossa gestão. E a reforma desta unidade de saúde, assim como de outras que executamos nesta área, representa um reforço significativo na reorganização da saúde na região Itaqui-Bacanga. Sem dúvida, são unidades de atendimentos muito importantes, para que possamos ter maior controle da saúde da população e prevenirmos o agravo de diversas doenças. Os investimentos que temos feito na Atenção Básica contribuem significativamente com a redução das demandas nas unidades de maior complexidade, evitando, assim, a superlotação", enfatizou o prefeito Edivaldo.

O diretor de Relações Institucionais da Vale, Dorgival Pereira, destacou a importância do investimento. "Concluímos aqui mais uma obra fruto da parceria muito relevante celebrada entre a Prefeitura de São Luís e a Vale, que vem para agregar valor às comunidades da região que passam agora a ser melhor atendidas pelas ações do Programa de Fortalecimento da Atenção Básica realizadas pelo município", afirmou o executivo da Vale.

O vice-prefeito Julio Pinheiro destacou o empenho da gestão em aprimorar os serviços na área da Atenção Básica à saúde. "Temos dispensado atenção muito especial aos atendimentos básicos de saúde devido à grande importância que a saúde preventiva tem para a população. E a região Itaqui-Bacanga, por se tratar de uma área muito populosa, recebe investimentos significativos no setor. Dessa forma, cumprimos o compromisso firmado com a população de melhorarmos a oferta de serviços de saúde na região", observou Julio Pinheiro.

























OBRAS

Executadas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), as obras no Centro de Saúde Vila Nova incluíram revisão de toda a cobertura, pontos elétricos, troca de portas, janelas, basculantes, piso cerâmico e do revestimento de parede; e nova pintura de todo o prédio. Além disso, houve redimensionamento de espaços, possibilitando ampliação do consultório ginecológico, dos banheiros, auditório e salas de digitação, do Serviço Social e da Diretoria.

O titular da Semus, Lula Fylho, destacou a importância das melhorias executadas na unidade reformada, para que a comunidade tenha próximo de casa um centro básico de saúde bem estruturado, equipado e com profissionais aptos a atender à população com qualidade e humanização.

"Investir na atenção à saúde básica é concentrar esforços importantes nos cuidados primários e essenciais à população, fortalecendo as bases da Estratégia Saúde da Família. Esta ação marca um esforço do prefeito Edivaldo em proporcionar uma grande cobertura à saúde aos moradores desta região. Os investimentos na atenção primária à saúde em nossa cidade faz com que consigamos prever o que pode ser foco de doenças e endemias e, assim, trabalharmos na prevenção dos problemas que podem ocorrer. Além disso, contribui com a redução de gastos municipais com os atendimentos de alta complexidade e internação, que são bem mais onerosos aos cofres públicos", observou Lula Fylho.

O secretário lembrou que a reforma do Centro de Saúde Vila Nova foi totalmente realizada sem a interrupção da oferta de serviços aos usuários. A unidade cobre também toda a área da Vila Mauro Fecury, realizando uma média mensal de 570 consultas e 1.530 procedimentos básicos. No local há duas equipes de Saúde da Família e a população conta com os programas de controle de hipertensão e diabetes, acompanhamento pré-natal, preventivo de câncer ginecológico, vacinação, realização de curativos, verificação de pressão arterial e dispensação de medicamentos, além dos testes do pezinho e de diagnóstico rápido de HIV/AIDS e sífilis.



SAÚDE DA FAMÍLIA

O programa Saúde da Família naquela área atende com uma equipe formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes e se dá também por meio de visitas domiciliares para assistência a pessoas que não têm condições de se deslocar até a unidade. Além disso, os profissionais realizam trabalho educativo e de orientação às famílias visitadas. De janeiro a agosto deste ano as equipes Saúde da Família realizaram 15.274 visitas.

Ações de saúde que vão beneficiar diretamente pessoas como o aposentado Francisco Lopes de Sousa, 90 anos. "Eu sou hipertenso e recebo aqui todo o atendimento que preciso. A reforma proporcionou muito mais conforto para todos nós que fazemos uso dos serviços prestados na unidade", disse ele.

Também participaram do ato de entrega do Centro de Saúde Vila Nova, os secretários municipais Pablo Rebouças (Governo), Jota Pinto (Articulação Política), Breno Galdino (Segurança com Cidadania), Mádison Leonardo Andrade (Urbanismo e Habitação), Conceição Castro (Comunicação), Rommel Amim (Esporte), Antonio Araújo (Obras e Serviços Públicos) e Carolina Estrela (presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana). Estiveram presentes também na cerimônia os vereadores Pavão Filho, Paulo Victor, Edson Gaguinho, Genival Alves, Alex Paiva, Irmão Domingos, entre outras autoridades políticas locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.