Após reforma, Governo inaugura Ginásio Costa Rodrigues com fachada artística





 O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), entregará esta semana à Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) a reforma do Ginásio Costa Rodrigues, localizado na Praça Deodoro, no centro de São Luís com fachada em Grafite.

A fachada artística do Ginásio está chamando atenção de quem passa pelo local. Os painéis estão sendo criados pelo Coletivo Metamorfose, formado por sete artistas que trabalham há 13 anos no Maranhão. Nesta obra eles trouxeram símbolos do esporte como handebol, basquete, e valorizaram também o atleta paraolímpico, a mulher além de figuras que representam a ilha como os casarões.



De acordo com a artista, Mina, a escolha da mulher negra jogando handebol foi uma forma de homenagear as mulheres negras do Estado. “Eu escolhi o handebol e resolvi fazer uma mulher porque eu pinto mulheres e então eu resolvi pintar uma mulher negra, porque o Maranhão tem tantas mulheres negras e lindas, então essa é uma forma que eu pensei de representar a mulher negra, para que elas se olhem e se vejam no painel também”, explicou Mina Ribeiro.

Quem passa pelo local já faz parada para o registro fotográfico, como é o caso de Robson. “Quando eu chegar em casa já vou postar e compartilhar com meus amigos. É uma arte que a gente tem que aprender a valorizar. O Governo do Estado está de parabéns, é um incentivo aos artistas e deixa a cidade mais bonita porque uma parede dessa em vez de está com pichação, está com arte”, elogia Robson Sousa.



Com este incentivo à cultura, o Governo do Estado além de entregar uma das casas de esporte mais tradicional de São Luís, também está valorizando os artistas e aproximando as pessoas dos equipamentos públicos. “Temos investido bastante em equipamentos públicos na área do esporte porque são equipamentos que ajudam a retirar os jovens da criminalidade, do tráfico de drogas, permite que eles se envolvam em atividades saudáveis.”, enfatizou o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.



Reforma e adequação

Com os serviços de reforma e adequação, o novo Costa Rodrigues recebeu melhorias na estrutura interna e externa. Na área interna além da troca do telhado, o piso de madeira foi trocado por um piso emborrachado que vai oferecer melhores condições para competições esportivas. Além disso, o espaço está mais bonito com a instalação de 878 cadeiras na arquibancada.

As 10 salas reservadas para federações, o auditório e dois alojamentos cada um com capacidade para 40 atletas serão entregue com instalações de ar condicionado. Na área externa a entrada ganhou um novo visual com a construção de uma pracinha ligando à área de acesso ao ginásio.

Todas as áreas do prédio também passaram por revisões hidráulicas, elétricas e agora está recebendo os últimos detalhes como pintura para ser entregue. O Governo investiu R$ 1,2 milhões na reforma dessa casa do esporte que já recebeu atletas importantes como China, da seleção brasileira de handebol, Iziane, do basquete e Márcio Araújo, volante do flamengo que iniciou a carreira no Moto Club de São Luís.

Comentários