60ª Expoema será “uma das melhores edições de todos os tempos”, diz Flávio Dino



A programação oficial da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) foi aberta neste domingo (15) com a presença do governador Flávio Dino, secretários de Governo e deputados. A comitiva prestigiou, no Parque Independência, em São Luís, o início da sexagésima edição do evento que é uma das maiores feiras do setor do estado.

“Estamos aqui simultaneamente afirmando os dois pilares principais de um projeto de desenvolvimento: educação e produção”, disse Flávio Dino durante a exposição. “Educação porque teremos mais de 80 cursos e treinamentos, visando agregar tecnologia e conhecimento. E, claro, a produção, porque este é um espaço de atividades econômicas, leilões, de exposições, dinamizando ainda mais o setor”, detalhou.

O governador destacou a importância da atividade agropecuária para o crescimento do estado, que tem taxa estimada cinco vezes maior que a média nacional, em grande parte devido a esse setor. Ele reforçou o apoio que o governo estadual vem dando à Expoema e outros eventos.

“A Expoema é uma instituição maranhense consolidada. Todos os eventos empresariais do campo e da cidade contam com o apoio do nosso Governo e com a Expoema não poderia ser diferente, que hoje está sendo aberta e tenho a segurança de que será uma das melhores edições de todos os tempos”, disse.

Números da exposição
 
A 60ª Expoema já começa com números importantes, como informou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser: “São mais de 200 expositores e 1.500 animais em exposição e negócios, mostrando a força da Expoema como vitrine da agropecuária maranhense”.

“Agentes financeiros e órgãos de Governo, além dos demais expositores estão presentes, contribuindo para o sucesso desse novo formato que reúne conhecimento, negócios e entretenimento”, acrescentou.

Serviços
 
O Governo do Estado apoia e participa da Expoema por meio de estandes de secretarias e órgãos como o Porto do Itaqui e o VIVA/Procon, levando serviços e orientações ao público do evento.

Ações educativas também estão presentes na atuação do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), com ações de educação para o trânsito, e Secretaria de Estado da Saúde (SES), com orientações de sáude.

Já as secretarias de Agricultura Familiar (SAF) e Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e as agências de Defesa Agropecuária (Aged) e Pesquisa e Extensão Rural (Agerp) promovem cursos, palestras e educação sanitária a produtores, tratadores e estudantes.

O presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), Ivaldeci Mendonça, agradeceu ao apoio integral do Governo à realização da exposição: “Há alguns dias, poucas pessoas acreditavam que essa Expoema poderia acontecer, mas o Governo esteve conosco em todas as etapas e está aqui acontecendo. Agora é já pensar em 2018”.

Comentários