SNT 2017: Alunos da Raposa recebem projeto “Detran-MA vai à Escola”

 Os educadores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizaram na quinta-feira, 21, o projeto “Detran vai à Escola” para os alunos do Centro Estadual de Ensino Joaquim Arôso, no município da Raposa, na Região Metropolitana de São Luis. A visita faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito 2017 que acontece até o dia 25 de setembro e é coordenada no estado, pelo Detran-MA .

A plateia formada por cerca de 130 estudantes das turmas 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, interagiu com a equipe do Detran-MA durante as atividades. A assistente de trânsito do Detran-MA, Drissana Cunha, alertou os alunos sobre a importância da faixa de pedestre e o perigo de dirigir sem carteira de motorista. “O trânsito faz parte do nosso cotidiano, por isso é preciso ficar atento ao nosso comportamento nas vias. Na vida tudo é uma questão de escolha e no trânsito, nossa escolha faz a diferença”, destacou Drissana Cunha. 

Logo depois foi a vez do “Seu Manoel, motorista legal”, personagem interpretado pela educadora Ana Eva, mostrar aos alunos que o carro não é uma arma e que é preciso respeitar as regras do trânsito. A aluna do 9º ano, Andrea Sousa, ficou atenta a cada palavra dos educadores do Detran-MA. “Eu aprendi muito hoje, principalmente, que devemos ter atenção para não causarmos e nem nos tornarmos vítimas de acidentes”, disse.

O professor Lindomar Gomes aproveitou a visita do Detran-MA à escola, para pedir aos alunos que compartilhem com amigos e familiares o que aprenderam na ação. “Nosso município é carente de sinalização e fiscalização. Por conta disso, é comum ver jovens na faixa etária de 14 a 16 anos dirigindo motos e até caminhão aqui na cidade. Muitas vezes com o consentimento dos pais. Daí a importância da educação para o trânsito alcançar também os pais dos alunos e os amigos que não frequentam nossa escola. O Detran-Ma está de parabéns”, disse.

A Diretora do C.E Joaquim Arôso, Vera Lucia Soares, também comentou a importância do projeto. “Foi muito bom receber o Detran-MA aqui em nossa escola durante a Semana Nacional de Trânsito, com temas que nem sempre temos condições de trabalharmos com nossos alunos. Hoje com certeza essa turma aprendeu que o trânsito é vida e que é importante cuidar da vida”, finalizou o diretora.



Comentários