Por intransigência da prefeita Vianey Bringel, greve da Educação em Santa Inês continua






A falta de diálogo tem marcado a paralisação dos professores da Rede Municipal de Ensino de Santa Inês. Em greve, desde o dia 24 de agosto, os professores continuam cobrando o diálogo com a prefeita Vianey Bringel (PSDB) que se nega a negociar, uma postura de pouco caso pelo fato dos professores estarem fora de sala de aula e os alunos com o ano letivo comprometido.

Em mais uma tentativa de conseguir uma reunião com a prefeita, em uma ação conjunta, dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) de São Luis e do núcleo local realizaram no último dia  (31), uma grande passeata com ato público em frente à Prefeitura de Santa Inês e à Secretaria Municipal de Educação (Semed).




Durante o ato de protesto, a secretária de Educação, Maria do Carmo Gama, recebeu a comissão de negociação e sinalizou a reabertura das negociações a partir desta segunda-feira (05). A negociação deve ser retomada entre Semed e Sinproesemma, com a presença do Ministério Público.

A categoria denuncia que a prefeita não cumpriu o compromisso assumido com a coordenação regional do Sinproesemma quanto ao pagamento integral do reajuste salarial de 7.64%, referente a este ano. A prefeita pagou apenas 4% do reajuste e, até o momento, mesmo com as cobranças da entidade, a gestora se nega a pagar o restante de 3.64% que falta para recompor os salários da categoria.

“Essa greve não deveria ter acontecido, nós procuramos o diálogo com a prefeita por duas vezes, fizemos a paralisação de advertência, por 48 horas, depois por 72 horas, e o desrespeito continuou. A prefeita continuou se negado a retomar as negociações com a categoria. A nossa esperança, é que tudo se resolva o mais rápido possível, porque do jeito que está, nossas crianças no prejuízo e os professores sofrendo também, sem falar o conteúdo que fica prejudicado”, lamentou a presidente do núcleo do Sinproesemma em Santa Inês, Maria Gorete Barros

A categoria conta o apoio da direção geral do Sinproesemma e as ações são acompanhadas pelo presidente da entidade, Raimundo Oliveira, e pela secretária de Representação dos Núcleos Municipais, Janice Nery.

Veja mais fotos do ato













Comentários