Governo contabiliza mais de 14 mil atendimentos na segunda edição do Mais Saúde



Neste fim de semana, 14.303 pessoas foram atendidas durante o Mais Saúde no Anjo da Guarda. A ação promovida pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís, integra a série de atividades de comemoração dos 405 anos de São Luís. A segunda edição do projeto, que aconteceu sábado (2) e domingo (3) no Centro de Ensino Vicente Maia, beneficiou moradores da região Itaqui Bacanga com uma diversidade de serviços na área da saúde.

Para o governador Flávio Dino, que visitou o local do evento na tarde deste domingo, essa ação é a confirmação das "nossas teses sobre o sistema de saúde, de como ele deve funcionar, com proximidade, acessibilidade e a atenção primária sendo o núcleo de uma política de saúde eficiente".

"O resultado está comprovado nestes números. Se nós não estivéssemos na direção correta, não teríamos 14 mil atendimentos no Anjo da Guarda. É por isso que nós estamos felizes de mostrar na prática como as ações de saúde se complementam", ressaltou o governador, reforçando a política de integração que segue a lógica preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os números de atendimentos contabilizados durante a segunda edição da ação apresentaram uma busca expressiva por serviços especializados. Foram 1.481 consultas realizadas com pediatra, ginecologista, clínico geral e dermatologista. Com as ações do Programa de Combate ao Glaucoma também foram oferecidos 537 exames e consultas oftalmológicas para prevenção e combate a patologias como glaucoma, catarata e pterígio.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, parabenizou o envolvimento da equipe da secretaria e aprovou os resultados da segunda edição. "A ação tem sido muito positiva. Percebemos que a atividade incentiva a população a buscar condições de vida mais saudável. Nossa intenção é dar continuidade à ação para ampliar o alcance dos serviços e beneficiar ainda mais os cidadãos, oferecendo desde serviços básicos a atendimento especializado", destacou o titular da saúde.

O Mais Saúde contou também com os serviços da Carreta de Prevenção ao Câncer. Foram realizados 125 exames preventivos, 56 exames laboratoriais e 81 consultas odontológicas. Além dos serviços especializados, o Mais Saúde ofereceu ações na área da assistência básica, com aferição de pressão e glicemia, 2.268 testes rápidos, orientação nutricional e educativas para prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, tuberculose e dengue.

Os participantes da ação também puderam levar seus cães e gatos para vacinarem em um posto de vacinação antirrábica. Durante o Mais Saúde, foram vacinados 375 cachorros e 144 gatos. No posto de vacinação antirrábica, também foram emitidas 519 carteiras de vacinação e prescritas 230 receitas. As vacinas foram ministradas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A conselheira municipal de Saúde e diretora da Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB), Marcelina Lindoso, destacou como as ações beneficiam os moradores da região. "Estamos muito felizes e satisfeitos com esse trabalho do governo. A procura por serviços de atenção básica é muito grande aqui na região. Essa ação, além de desafogar os atendimentos nas unidades de saúde, melhora consideravelmente a qualidade de vida da população", disse.

A próxima edição do Mais Saúde acontecerá nos dias 16 e 17 de setembro no Coroadinho e beneficiará a população do bairro e áreas vizinhas. Com as duas edições do projeto, a primeira na Vila Embratel e a segunda no Anjo da Guarda, o governo já beneficiou mais de 21 mil pessoas. "A meta é beneficiar todas as regiões da capital com a ação", concluiu o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Comentários