Cabo Campos participa de programação alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro









O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA) comemorou no dia 2 de julho o Dia Nacional do Bombeiro. Como parte da programacão alusiva à data, a corporação promoveu, nos últimos dias, dois grandes eventos que contaram com a participação do Deputado Cabo Campos (DEM), na Região Metropolitana de São Luís.

Nesse domingo (2), nas primeiras horas da manhã, Campos participou de uma caminhada que teve por objetivo integrar militares, familiares e a comunidade na Avenida Litorânea, em São Luís. 

Já nessa segunda-feira (3), também pela manhã, o parlamentar prestigiou a solenidade de formatura da nona turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO), onde cadetes foram declarados aspirantes a oficiais. O evento teve ainda promoção e a condecoração de mais de 400 militares com a medalha Dom Pedro II, no pátio do Comando Geral, no bairro Itaqui Bacanga, também na capital maranhense.

Campos se disse muito feliz em participar de dois grandes momentos da programação comemorativa e enalteceu o trabalho dos militares. “Me sinto feliz e honrado em poder participar de comemorações alusivas a um grande dia que tanto representa para os militares que fazem uma das instituições com maior credibilidade do país. E também falar da importância do Corpo de Bombeiros. Enquanto, num prédio em chamas, as pessoas estão correndo no sentido contrário, eles estão correndo pra cima, a fim de proteger a vida dessas pessoas que se encontram em uma situação difícil e por muitas vezes desesperadora. Nós temos anjos nessa terra e boa parte deles são os bombeiros ao lado dos demais companheiros que trabalham pela nossa segurança. É inestimável a importância desse profissional que doa sua vida, diariamente, pelo outro”, destacou.

Aprovação da Lei de Organização Básica do Corpo de Bombeiros na Assembleia

O parlamentar é parceiro antigo dos bombeiros. Em 2015, como relator da Lei de Organização Básica (LOB), Campos apresentou atividades e competências do Corpo de Bombeiros, dando legitimidade e amparo legal ao trabalho da instituição. “Essa é uma causa assumida por todos nós que queremos ver nossas forças militares cada vez mais preparadas e atuantes em prol do cidadão. O Corpo de Bombeiros do Maranhão tem prestado um grande serviço à sociedade e, hoje, está de parabéns com a aprovação, por unanimidade dos deputados presentes, de seu regimento”, disse Campos após aprovação da LOB na Assembleia Legislativa, em abril de 2015.

O projeto foi encaminhado à Casa legislativa com mensagem favorável do Governo do Maranhão. Na época, o governador Flávio Dino declarou que o projeto tinha o objetivo de “dotar a corporação de uma legislação moderna que acompanhasse o desenvolvimento social e, principalmente, a filosofia do Estado onde se deve priorizar as pessoas”.

Já o coronel Célio Roberto, comandante do CBM-MA, expressou sua felicidade e agradecimentos em nome da instituição. “Nossa corporação está em graça. É momento de celebrar a conquista de uma luta árdua. A aprovação vai trazer benefícios e estímulos para praças e oficiais que integram a instituição”, frisou o comandante.

Benefícios alcançados pela corporação a partir da aprovação da LOB 

A LOB permitiu reformular o quadro da organização porque algumas unidades do Corpo de Bombeiros, embora em pleno funcionamento, não eram contempladas pela legislação em vigor; também possibilitou a implantação do Batalhão de Proteção, Educação Ambiental e Combate a Incêndio Florestal, assim como as unidades operacionais do CBMMA nas regionais; além de reestruturar, juridicamente, as normas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

Com a aprovação da Lei, o CBMMA pôde começar a desenvolver pesquisas científicas e ações educativas de prevenção de incêndios, socorros de urgência, pânico coletivo, proteção ao meio ambiente, ações de proteção e promoção do bem-estar da coletividade e dos direitos, garantias e liberdades do cidadão, estimulando o respeito à cidadania a partir de ações de natureza preventiva.





Comentários